PUB
Junta da Galiza

Leça da Palmeira retratada em cascata por artesão local

Leça da Palmeira retratada em cascata por artesão local

A Casa do Bosque, situada nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmira, apresenta uma cascata única que retrata Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX. Trata-se de um trabalho minucioso, da autoria de José Moreira, artesão natural da terra, que foi construindo as cerca de 300 peças e bonecos que compõem a estrutura ao longo de décadas.

Com cerca de 15m², a cascata leceira impressiona todos os visitantes pela sua dimensão, escreve a Câmara Municipal de Matosinhos, que adquiriu a obra em 2010, através de uma doação.

As cascatas sanjoaninas são uma tradição muito antiga e uma derivação do presépio, que deve ter tido origem na cidade do Porto, onde alguns artífices representavam, em miniatura, os principais locais da invicta, desde o morro da Sé até ao Rio Douro. Em Leça da Palmeira esta tradição também está associada à celebração dos Santos Populares (Santo António, S. João e S. Pedro), em especial o S. João. Nessa época festiva, em vários lares era comum as famílias construírem uma cascata com a representação dos lugares mais emblemáticos de Leça. Para tal compravam os célebres bonecos de barro, na Feira da Louça do Senhor de Matosinhos. Com o passar dos anos, as cascatas começaram a ser cada vez maiores e mais pormenorizadas, graças à arte de artesãos como João Soares e José Moreira”, lê-se na nota divulgada.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O rio Leça, as praias, a Igreja Matriz, o Forte de Nossa Senhora das Neves e o Farol são alguns dos elementos que fazem parte da cascata e que, facilmente, são percecionados pelo público.

A cascata de Leça da Palmeira pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00. Já aos sábados e domingos o horário de funcionamento é apenas da parte da tarde, ou seja, das 15h00 às 18h00.

Foto: CM Matosinhos

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce