PUB
CMPorto

Lavar as ruas do Porto? Só se a água for reutilizada!

Lavar as ruas do Porto? Só se a água for reutilizada!

No Porto, reutilizar é uma das palavras de ordem. Tanto é que, desde o último sábado, dia 9 de setembro, as ruas da Invicta são lavadas com água reutilizada, através de um investimento feito pela Câmara, na ordem dos 750 mil euros. Através desta nova medida, poupar-se-á cerca de 1 milhão de litros de água por dia. 

A solução apresentada pela Câmara, na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Freixo, resulta de uma parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Águas e Energia do Porto (AEP), sendo que “é constituída por um sistema modular dotado de membranas internas submersas, com a tecnologia IPC (Internal Permeate Channel), implementada de forma complementar aos reatores biológicos” (via RTP).

Com base na informação distribuída, o portal de notícias da RTP refere, ainda, que a AEP “produz cerca de 40 mil litros hora, o que representa um milhão de litros por dia (1000m3/dia) de água para reutilização. Todo o processo é alvo de monitorização constante e segue todas as especificações técnicas ditadas pela APA, assegurando que não existem riscos para a saúde pública no contacto direto com a água”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Nesse sentido, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, garante que o município já se encontra “a trabalhar com outro tipo de utilizações para essa água, e a rega é uma delas”, acrescentando, também, que “estamos também a trabalhar, numa perspetiva de cidade, a ver quais são os outros possíveis utilizadores e aqui a abrir a privados, nomeadamente para quem utiliza a água para rega (…) e que tem o nível A, de excelência para ser reutilizada”.

Desta forma, desde sábado (dia 9) em diante, as ruas do Porto passarão a ser lavadas com água proveniente da ETAR, que, tal como refere a autarquia, apresenta “um grau de qualidade elevado”. Assim, a água reutilizada destinar-se-á “para variados fins, como atividades recreativas, lavagem de equipamentos ou veículos automóveis, controlo de poeiras e manutenção de caudal ecológico, em ambiente urbano” (via RTP).

Foto: Guilherme Costa Oliveira

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce