
A cerimónia de lançamento da primeira pedra da futura sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) vai realizar-se em 22 de fevereiro, no Porto, segundo o organismo representativo dos clubes da I Liga e II Liga.
“Uma nova página na sua história” assim é descrito pela LPFP o início da construção da Arena Liga Portugal, que se localizará na Rua Padre Diamantino Gomes, na freguesia de Ramalde.
“O edifício, disponível para servir a região e a cidade do Porto, assume-se como baluarte para o futuro, em perfeita harmonia com a envolvência paisagística da cidade e com a comunidade local”, frisou a Liga de clubes onde acrescenta que será “obra emblemática, que transpirará futebol”, bem como um “edifício autossustentável, ao serviço do futebol profissional e seus parceiros, que reforçará a dinâmica sócio económica da cidade do Porto e do país”.
“A Arena Liga Portugal será ponto de encontro e desenvolvimento de negócios, tanto a nível nacional como internacional, espaço equipado com a mais avançada tecnologia para aprendizagem e “coworking”, com destaque para incubadora de empresas, através da criação de nove salas para receber “start up” ligadas ao futebol”, indica a nota da LPFP.
A nova construção conta com uma sala multiusos, um auditório com capacidade para 300 pessoas, espaços para formação, um restaurante/bar e uma área comercial, abertas ao público, além de um museu do futebol profissional e de uma zona para atividades ligadas à performance e desempenho de jovens jogadores.
Na cerimónia estarão presentes o presidente da Liga de clubes, Pedro Proença, e o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, bem como de “personalidades da esfera política e desportiva nacional”, que o organismo não identificou.
O projeto, da autoria do gabinete de arquitetura Ooda (responsável obra do Matadouro Industrial de Campanhã), corresponde a um investimento de 18 milhões de euros, assumidos pela instituição, e, além de outras valências, explicou Pedro Proença, permitirá ao município do Porto “tornar-se no primeiro a acolher a primeira licenciatura, a nível mundial, de Organização e Gestão no Futebol Profissional”, resultado de uma parceria com a Universidade Católica Portuguesa e a La Liga Espanhola.
Imagem: Twitter Pedro Proença