Philips

Lançamento da primeira pedra da sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional já tem data

Lançamento da primeira pedra da sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional já tem data

A cerimónia de lançamento da primeira pedra da futura sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) vai realizar-se em 22 de fevereiro, no Porto, segundo o organismo representativo dos clubes da I Liga e II Liga.

“Uma nova página na sua história” assim é descrito pela LPFP o início da construção da Arena Liga Portugal, que se localizará na Rua Padre Diamantino Gomes, na freguesia de Ramalde.

“O edifício, disponível para servir a região e a cidade do Porto, assume-se como baluarte para o futuro, em perfeita harmonia com a envolvência paisagística da cidade e com a comunidade local”, frisou a Liga de clubes onde acrescenta que será “obra emblemática, que transpirará futebol”, bem como um “edifício autossustentável, ao serviço do futebol profissional e seus parceiros, que reforçará a dinâmica sócio económica da cidade do Porto e do país”.

“A Arena Liga Portugal será ponto de encontro e desenvolvimento de negócios, tanto a nível nacional como internacional, espaço equipado com a mais avançada tecnologia para aprendizagem e “coworking”, com destaque para incubadora de empresas, através da criação de nove salas para receber “start up” ligadas ao futebol”, indica a nota da LPFP.

A nova construção conta com uma sala multiusos, um auditório com capacidade para 300 pessoas, espaços para formação, um restaurante/bar e uma área comercial, abertas ao público, além de um museu do futebol profissional e de uma zona para atividades ligadas à performance e desempenho de jovens jogadores.

Na cerimónia estarão presentes o presidente da Liga de clubes, Pedro Proença, e o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, bem como de “personalidades da esfera política e desportiva nacional”, que o organismo não identificou.

O projeto, da autoria do gabinete de arquitetura Ooda (responsável obra do Matadouro Industrial de Campanhã), corresponde a um investimento de 18 milhões de euros, assumidos pela instituição, e, além de outras valências, explicou Pedro Proença, permitirá ao município do Porto “tornar-se no primeiro a acolher a primeira licenciatura, a nível mundial, de Organização e Gestão no Futebol Profissional”, resultado de uma parceria com a Universidade Católica Portuguesa e a La Liga Espanhola. 

Imagem: Twitter Pedro Proença

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem