A Câmara Municipal do Porto informou que inicia esta segunda-feira a reabilitação do lago situado nos Jardins do Palácio de Cristal. A intervenção envolve um investimento municipal na ordem dos 131 mil euros e estará concluída no final do próximo mês de abril.
Em comunicado, a autarquia adianta que a obra visa a “impermeabilização geral do lago e o tratamento de fendas e fissuras”. Serão criadas novas infraestruturas hidráulicas, com a instalação de dois novos coletores, um para águas residuais e outro para águas pluviais e respetivas caixas.
Além disso, os muros serão também reforçados, através da realização de novos troços nas zonas afetadas pelas raízes de árvores de grande porte, salienta.
Note-se que esta é a terceira empreitada de um conjunto de obras de melhorias que o município, liderado por Rui Moreira, tem levado a cabo nos jardins e áreas circundantes do Palácio de Cristal. As mais recentes são a requalificação do Jardim Émile David, que “devolveu o seu traçado original desenhado há mais de 150 anos”, e a intervenção na envolvente do Palácio de Cristal, com o redesenho e pavimentação do passeio da Rua de D. Manuel II, reorganização das áreas verdes e de mobiliário urbano.
Os trabalhos são da responsabilidade da empresa municipal GO Porto. Podem ser acompanhados na sua página oficial.