PUB
CMPorto

KINO: Mostra de cinema internacional celebra 20 anos no Porto

KINO: Mostra de cinema internacional celebra 20 anos no Porto

A KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã incluiu a cidade do Porto nas comemorações do seu 20.º aniversário. À celebração junta-se o Goethe-Institut Porto, que festeja 60 primaveras, num programa que inclui sete filmes transmitidos pelo Cineclube do Porto, em sete sessões ao longo do mês de março, na Casa das Artes.

A primeira sessão conta com a obra “Raparigas dos Escombros”, de Oliver Krach, que será exibida no dia 2 de março, às 21h30. Visto como “um apelo apaixonado à solidariedade e à união entre mulheres”, este filme retrata “a história do empoderamento de jovens mulheres num cenário de ruínas da Segunda Guerra Mundial”, segundo consta na programação avançada pelo Goethe-Institut.

No dia 4 de março, às 18h00, é a vez de “Olhos nos Olhos”, onde reconhecidos cineastas como Caroline Link, Doris Dörrie, Michael Ballhaus, Tom Tykwer, Wim Wenders, Wolfgang Kohlhaase e Hanns Zischler “falam sobre as suas cenas preferidas dos filmes alemães”. O documentário, de Michael Althen e Hans Helmut Prinzler, é uma verdadeira “homenagem a tudo aquilo que adoramos no cinema (alemão)”.

“Geração sem Compromissos”, de Helena Hufnagel, é apresentado a 9 de março, pelas 21h30. Descrito como “uma comédia de amor encenada de forma expedita sobre sexo rápido, simulação de relações e ghosting – tudo com um pouquinho de romantismo”, o filme retrata “o amor na era do Tinder”.

Segue-se “Home”, de Franka Potente, que conta a história de “um ex-presidiário que, depois de sair da prisão, regressa aos subúrbios de Los Angeles e é obrigado a enfrentar os demónios do seu passado”. Este drama “visualmente deslumbrante” foi o vencedor do Prémio do Público na KINO 2023 e pode ser visto no dia 11 de março, às 18h00.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Já no dia 16, pelas 21h30, o documentário-ficção sobre “Os Irmãos Skladanowsky”, de Wim Wenders, é mostrado ao público. Este é “um filme comovente sobre o nascimento do cinema, filmado parcialmente com uma antiga máquina de filmar à manivela usada nos filmes mudos” que retrata a história dos “pioneiros do cinema”.

A obra cinematográfica de Torsten Körner, “As Submissas”, que “conta a história das mulheres da República de Bona que tiveram de lutar muito, como verdadeiras pioneiras, para conseguirem conquistar alguma participação nos processos democráticos, muitas vezes contra homens obcecados pelo sucesso e pelos seus cargos”, será exibida às 18h00 do dia 18 de março.

A encerrar o programa, “Nico”, de Eline Gehring, que resulta de um projeto em parceria com Sara Fazilat e Fanny Fabritz, produzido na Academiade Cinema de Berlim (DFFB). Considerado “um filme forte e encorajador”, é visualizado a 23 de março, às 21h30.

Consulte as informações detalhadas sobre o alinhamento da KINO aqui.

YouTube player
PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem