
O Clube dos Pensadores sempre que pode “procura abrir os debates a assuntos que suscitam interesse na sociedade”.
Recentemente o CdP recebeu o investigador Sobrinho Simões que abordou “A Nova Medicina” e a consequente possibilidade do aumento da esperança de vida, que traz implicações no Serviço Nacional de Saúde e nas pensões de reforma.
O próximo convidado do CdP é Júlio Machado Vaz, professor universitário, médico-psiquiatra e sexólogo.
“Tendo em conta que a população portuguesa está a ficar cada vez mais envelhecida”, o tema proposto para este debate é “O Envelhecimento e o Sexo”.
“A fase do envelhecimento é caracterizada por mudanças fisiológicas, emocionais, sociais e de aparência física. As alterações fisiológicas são marcadas pela diminuição da produção de hormonas sexuais.
É importante o esclarecimento de dúvidas, para quem é casado ou solteiro preparando-os para lidar com alterações da vida sexual, evitando situações de mal-estar ou que precipitam o fracasso de uma relação”, explica Joaquim Jorge.
E acrescenta: “o processo do envelhecimento e nos períodos da andropausa e menopausa implicam alterações, mas isso não quer dizer que não se possa continuar a ter uma vida sexual ativa. Por outro lado, em idades mais avançadas, o comprometimento das condições físicas e a presença de doenças diversas podem comprometer a atividade sexual”.
O debate terá lugar no dia 13 de fevereiro, segunda-feira, no Hotel Holiday Inn, em Gaia, pelas 21h30.