As conclusões são do Health Behaviour in School-aged Children: um grande levantamento dos comportamentos e estilos de vida dos adolescentes realizado de quatro em quatro anos na Europa e na América do Norte em colaboração com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com a responsável nacional da investigação, a catedrática Margarida Gaspar de Matos, as análises anteriores já revelavam níveis elevados de excesso de peso em crianças mais jovens. Atualmente, 20% das meninas portuguesas de 11 anos sofrem de peso a mais ou de obesidade, sendo este o segundo valor mais alto, em 39 países, depois do registado pelos Estados Unidos. Aos 15 anos, 15% das raparigas e 19% dos rapazes têm o mesmo problema — valores uma vez mais acima da média.
Em declarações ao Público, o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre, defendeu que as conclusões são “preocupantes”, pelo que deverão ser analisadas pelo Governo para que possam ser apresentadas medidas nomeadamente na área do desporto escolar.
Quinta-feira 3 Maio, 2012