CMPorto

Jovens do Porto ajudam refugiados

Jovens do Porto ajudam refugiados
Mais de 25 toneladas de donativos partiram de Portugal para a Macedónia  para apoiar um grupo de refugiados que se encontra naquele país.
Este é o resultado de uma iniciativa de quatro jovens do Grande Porto que teve como objetivo reagir à tragédia a que se está a assistir com a chegada em massa de refugiados à Europa.
Cláudia Brandão, Mariana Monteiro, Sara Fidalgo, antigas estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Ricardo Ferreira são os responsáveis pela iniciativa “Its our problema”, que conseguiu angariar ajuda alimentar, cobertores e roupa para os refugiados do Médio Oriente e do Norte de África.
O desafio maior da organização passou por fazer chegar esses produtos aos campos de refugiados: “Fecharam fronteiras em todo o lado. Utilizaram a força na Hungria para impedir a entrada das pessoas”, assinala um dos membros do “Its our problema”.
Este grupo de amigos decidiu criar o projeto por achar que a crise dos migrantes “é um problema de todos”. Tinham a esperança, que se concretizou, de que as pessoas em geral, e não só as autoridades, contribuíssem para esta causa.
Ao longo das últimas semanas, o movimento recebeu o apoio de vários voluntários anónimos e  de outros grupos como “A solidariedade não conhece fronteiras” e “Famílias como as nossas”. Todos juntos, conseguiram criar nove pontos de recolha de donativos por todo o país.
Por se encontrar fora do espaço Schengen e não receber tanta ajuda como outros países, a Macedónia acabou por ser o destino escolhido para receber estes apoios.
Os dois camiões já saíram da Setlevel, empresa que cedeu o pavilhão onde estavam os donativos, rumo à Macedónia, onde devem chegar  esta semana.

José Alberto Magalhães
Diretor de Informação Revista VIVA{jcomments on}

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.