PUB
PD-Bairro Feliz

Jovens cientistas lutam por 100.000 euros em prémios na Alfândega: entrada é livre

Jovens cientistas lutam por 100.000 euros em prémios na Alfândega: entrada é livre

Os avanços científicos são verdadeiramente fascinantes. Nesse crescendo tecnológico, quem não fica de fora é o Porto. Por isso mesmo, o Centro de Congressos da Alfândega está a receber a Mostra Nacional de Ciência.

O evento arranca nesta quinta-feira, dia 22 de maio, e vai estender-se até sábado, dia 24. Tal como refere o JN, a Mostra é organizada pela Fundação da Juventude e promove o trabalho de alunos de várias pontos do país.

Quer dizer, do país e do mundo! Isto porque, dos 110 projetos que estão presentes no evento, alguns destes são de países estrangeiros como Espanha, França, Itália, Luxemburgo e Moçambique.

Feitas as contas, são 330 alunos que vão mostrar ao público os trabalhos científicos que desenvolveram em aula. No entanto, atenção! São projetos bem definidos e com um potencial elevado.

Na prática, o público vai ser presenteado com uma grande variedade científica. Desde ciências sociais, a engenharia, a biotecnologia, os portuenses serão brindados com projetos incríveis de múltiplos quadrantes.

De acordo com o JN, um desses projetos é um robot com a capacidade de plantar árvores em vários tipos de terrenos. Outro dos projetos visa criar materiais de construção à base de resíduos poluentes.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Se considera estas ideias impressionantes, a boa notícia é que há muitas mais que possivelmente nunca terá sonhado que fossem uma possibilidade.

A luta promete ser renhida e o vencedor uma incógnita, já que a qualidade é muita. No júri, estarão especialistas na área que irão decidir quem vence os prémio que perfazem um total de 100 mil euros.

Segundo a organização do evento, as distinções englobam “prémios monetários, prémios de experiência e os prémios internacionais, nos quais os projetos ganham a possibilidade de viajar e representar Portugal nos maiores concursos de ciência do mundo”.

A Mostra Nacional de Ciência começa já nesta quinta-feira (22) e acaba no sábado (24). Poderá visitar a Alfândega do Porto das 14:30h às 19h, no primeiro dia, e das 10h às 18h, nos dois últimos dias.

A entrada é gratuita.

Fotografia: Pexels
PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz