PUB
PD- Revista Sabe bem

Josefina tem dois anos para decidir se quer ser peixe-Napoleão

Josefina tem dois anos para decidir se quer ser peixe-Napoleão

De ar tímido, é o maior de todos os peixes bodiões: na idade adulta, pode atingir 2,30 metros de comprimento e mais de 150 quilogramas. Quando ocorre a mudança de sexo, o peixe-Napoleão muda também de cor e de fisionomia.
Encontrado principalmente em recifes de corais na região do Indo-Pacífico, o bodião tem os lábios grossos e uma bossa na zona anterior da cabeça. Foi esta característica que lhe deu o nome, uma vez que a cabeça se assemelha ao chapéu de Napoleão Bonaparte. O novo habitante do Sea Life Porto distingue-se ainda por ter uma excelente visão, conseguindo rodar os olhos quase 360 graus. A sua alimentação consiste numa grande variedade de moluscos, peixes, ouriços-do-mar e crustáceos.
O Napoleão desempenha ainda um papel muito importante no equilíbrio dos recifes de coral. É um dos poucos animais marinhos que se alimenta de espécies tóxicas, como estrelas coroa-de-espinhos, lesmas-do-mar e peixes-cofre, o que faz com que seja fundamental para a preservação dos recifes. Ameaçado de extinção, por ser considerado um dos peixes mais apetitosos, a caça de peixe Napoleão é proibida em muitos países.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz