O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara do Porto, José Soeiro, quer mais oferta pública na habitação e uma intervenção “séria” nas ilhas da cidade para dar “dignidade” e melhores condições de vida aos cidadãos. Durante uma visita às ilhas da freguesia do Bonfim, realizada este domingo, o bloquista referiu que a falta de habitações é o “maior problema” desta cidade do Norte do país.
“É importante haver mais oferta pública no setor da habitação, nomeadamente através de uma rede de reabilitação urbana que coloque casas da autarquia devolutas numa bolsa de arrendamento social a preços acessíveis”, disse. E, acrescentou, “há cerca de 20 mil pessoas no Porto que vivem em situações sem as mínimas condições de dignidade”. Por isso, José Soeiro defendeu a canalização de 25 milhões de euros anuais do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para políticas de reabilitação urbana. As ilhas do Porto (tipo de bairros que surgiram nesta cidade) têm de ter, na opinião do candidato do BE, uma intervenção “séria”.
“Há centenas de ilhas no Porto, cerca de 700, com um património muito importante, mas, muitas vezes, têm más condições de habitabilidade com preços muito acima do que seria aceitável”, frisou. O candidato bloquista defendeu, assim, que a câmara deve apoiar a requalificação destas ilhas em meio milhão de euros e reforçar as ações inspetivas para exigir condições mínimas de habitabilidade.
José Soeiro quer mais casas sociais e intervenção “séria” nas ilhas
“É importante haver mais oferta pública no setor da habitação, nomeadamente através de uma rede de reabilitação urbana que coloque casas da autarquia devolutas numa bolsa de arrendamento social a preços acessíveis”, disse José Soeiro.