PUB
Sogrape - Mateus Rosé

José Rentes de Carvalho homenageado na 8.º edição do festival LeV

José Rentes de Carvalho homenageado na 8.º edição do festival LeV

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O festival LeV – Literatura em Viagem 2014 terá como tema “uma viagem aos territórios onde se move a literatura, através de mapas criados pelos livros”.

A 8.º edição do festival LeV – Literatura em Viagem vai homenagear, a 10 de maio, em Matosinhos, o escritor José Rentes de Carvalho, numa sessão que contará com a presença de Bruno Vieira Amaral, de Carlos Nogueira e do ex-secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas. Segundo adiantou a Câmara de Matosinhos, nesta edição, o LeV – que se realiza entre 9 e 11 de maio, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca – terá como tema “uma viagem aos territórios onde se move a literatura, através de mapas criados pelos livros”. Os convidados serão, assim, desafiados a refletir “sobre os novos mundos que a literatura contemporânea abre nesta ‘era do vazio’”. Entre os escritores, jornalistas, músicos e cineastas que farão parte das oito mesas de debate previstas para os dias 10 e 11, centradas “nos mapas do corpo, do quotidiano, da identidade, das ideias, da literatura, da história, da linguagem e da viagem” estão Pilar del Rio, António Pedro Vasconcelos, Mafalda Veiga, Carlos Daniel, Eduardo Lourenço, Rui Lopes Graça, Miguel Araújo Jorge e Nuno Camarneiro.
A homenagem ao gaiense José Rentes de Carvalho está marcada para o segundo dia do LeV. Da programação do evento faz ainda parte o lançamento do livro “A Janela de Saramago”, concebido pelo fotógrafo João Francisco Vilhena, com textos dos “Cadernos de Lanzarote”. De destacar ainda a exposição “Polaroide&Poemas, as Imagens das Palavras”, que reunirá 14 imagens a preto e branco de escritores portugueses como Vasco Graça Moura, Agustina Bessa-Luís e Eugénio de Andrade. A encerrar a iniciativa estarão os músicos Mafalda Veiga, Miguel Araújo Jorge e a brasileira Verônica Ferriani, “numa conversa em torno da poesia e da música”.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce