PUB
PD-Bairro Feliz

José Policarpo faleceu vítima de aneurisma

José Policarpo faleceu vítima de aneurisma
O ex-cardeal patriarca de Lisboa, José da Cruz Policarpo morreu, ao final da tarde de quarta-feira, em Lisboa, aos 78 anos, na sequência de um problema cardíaco.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O patriarca emérito de Lisboa faleceu na sequência de uma operação a um aneurisma na aorta, num hospital da capital, onde deu entrada depois de se ter sentido mal de manhã, disse à agência Lusa a irmã mais nova de José Policarpo. As exéquias vão realizar-se na Sé de Lisboa, na sexta-feira, às 16h00, seguindo depois para São Vicente de Fora, o equivalente ao panteão dos patriarcas.
D. José Policarpo participou, em 2005, no conclave que elegeu o Papa Bento XVI e, no ano passado, no que deu o título ao Papa Francisco. Cardeal Patriarca de Lisboa durante 15 anos, Policarpo recebeu as visitas de João Paulo II e de Bento XVI, respetivamente em 2000 e 2010.
Quando chegou aos 75 anos (em 2011), D. José Policarpo apresentou a sua resignação ao Papa Bento XVI, no entanto, o Sumo Pontífice pediu-lhe que prolongasse o seu ministério por mais dois anos. Abandonou então o Patriarcado de Lisboa, em maio de 2013, tendo sido nomeado para o cargo o então bispo do Porto, D. Manuel Clemente, o 17º a ocupar o cargo.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce