Sabor do mês PD - carne

José Cid ganhou Grammy latino de “Excelência Musical”

José Cid ganhou Grammy latino de “Excelência Musical”

O anúncio surgiu, na quinta-feira, através de uma nota divulgada pela Academia Latina de Gravação. O cantor e compositor de 77 anos vai ser agraciado no dia 13 de novembro, numa cerimónia em Las Vegas, nos Estados Unidos da América.

Na sua página oficial de Facebook, José Cid afirmou que este é um dos prémios mais importantes da sua carreira e agradeceu o “reconhecimento que o público português” nunca negou ao longo destas cinco décadas. “Estou também feliz porque o pop rock português, sempre tão impossibilitado de atravessar fronteiras , é reconhecido a este nível”, acrescentou.

Recorde-se que o Prémio à Excelência Musical, já atribuído a Carlos do Carmo, em 2014, é concedido a artistas que fizeram contribuições de significado artístico excecional para a música latina.

“José Cid adaptou sem esforço a influência da música popular anglo-saxónica ao estilo original do pop-rock português. Em 1956, o surgimento de sua banda cover Os Babies marcou um momento de ‘antes e depois’ para o pop-rock em Portugal. O seu grupo seguinte, o Quarteto 1111, criou as bases do rock português, com uma forte tonalidade psicadélica, como denotou o enorme sucesso de 1967 ‘A Lenda De El-Rei D. Sebastião’. Continuando como artista solo, em 1978 lançou ‘10000 Anos Depois Entre Vénus e Marte’, considerado uma obra prima do rock progressivo. (…) Com dezenas de sucessos, continua a ser uma grande atração em concertos em Portugal, lançando novas músicas e álbuns ao vivo”, lê-se no comunicado da Academia.

José Cid vai receber este prémio ao lado de nomes como Joan Baez (Estados Unidos) e Omara Portuondo (Cuba).

Foto: José Cid (Facebook)

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes