PUB
Recheio 2024 Institucional

Jornadas Europeias do Património’16

Jornadas Europeias do Património’16
Porto junta-se a iniciativa europeia com visitas às ‘pérolas’ da cidade

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

As Jornadas Europeias do Património, iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, decorrem entre esta sexta-feira e domingo em vários locais de Portugal, incluindo o Porto. O objetivo é alertar o público para a importância de proteger o património cultural.

A iniciativa, a nível nacional, é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural que apelou à apresentação de propostas enquadradas no tema “Comunidades e Culturas”.
No Porto, esta iniciativa cultural começa também esta sexta-feira, mas para sábado e domingo estão preparadas várias atividades, como visitas guiadas e temáticas por vários espaços emblemáticos da cidade, espetáculos de música, teatro, conferências, entre outras.
A Torre e a Igreja de Clérigos são exemplos dos monumentos que estão incluídos nas Jornadas Europeias do Património. No sábado e domingo, das 10h às 11h e das 15h às 16h, estão agendadas visitas guiadas gratuitas à obra de Nasoni.
mosteiro_vitoriaA Reitoria da Universidade do Porto será, no sábado, pelas 15h, o ponto de partida para uma visita pela cidade, que se centrará em lugares e personagens transversais à comunidade académica e à história do Porto, da tradição estudantil do ‘Piolho’ à transformação urbana do centro da cidade tudo poderá ser redescoberto.
No sábado, o Arquivo Distrital do Porto também vai abrir portas para visitas ou esclarecimento de dúvidas por parte do público.
Para quem sempre quis descobrir aquilo que há por detrás do pano do palco do Teatro Nacional São João, a visita guiada que está marcada para este sábado é a desculpa ideal. A partir das 14h30 será possível percorrer os corredores do teatro e conhecer alguns espaços deste monumento nacional.
Situado no coração do velho Porto, o Mosteiro de São Bento da Vitória também terá uma visita guiada, cujas principais ‘estações’ são o Claustro Nobre, o Centro de Documentação e a exposição de cenografias “Noites Brancas”.
casa_infante2A Casa do Infante, também no sábado, será palco de vários workshops, oficinas pedagógicas e ateliers lúdicos. Estas atividades, com início às 10h, vão levar às famílias histórias e músicas que resgatam os enredos populares e os contos que povoam o imaginário de várias gerações.
Além destas atividades, exposições, espetáculos e visitas guiadas estão também no programa da Casa do Infante, durante todo o fim de semana.
No lote de outros monumentos que poderão ser visitados ou que vão ser palco de outras atividades estão, por exemplo, o Palacete dos Viscondes de Balsemão, a Praça da República, o Museu da Farmácia ou o Hospital de Santo António.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce