Nos próximos dias 23, 24 e 25 de setembro assinalam-se as “Jornadas Europeias do Património”, um evento cultural que pretende celebrar o “diverso património cultural das cidades, regiões e pessoas na Europa”.
À semelhança das últimas edições, a Câmara Municipal do Porto volta, este ano, a associar-se à iniciativa, que decorre sob o mote “Património Sustentável”. Com um programa que se estende até ao dia 28 de setembro, o município portuense, com a colaboração da Águas e Energia do Porto, vai promover um programa especial com “atividades que convidam o público a conhecer e refletir” sob o nosso património.
Estão previstas conferências, exposições, oficinas e visitas guiadas, revelou a autarquia liderada por Rui Moreira.
O programa vai passar por alguns dos espaços mais emblemáticos da cidade como a Casa do Infante, o Reservatório da Pasteleira e o Parque das Águas. A estes junta-se ainda uma atividade no centro histórico do Porto, com o percurso orientado “Da Porta do Olival à Porta Nobre”, a realizar no dia 25 de setembro.
Trata-se de um “percurso que acompanha o lado Norte e Poente da Muralha «Fernandina» construída em meados do século XIV. Partindo do ponto mais alto na Cordoaria, far-se-á a descida de forma tranquila até ao rio Douro, no local onde existiu o Postigo da Praia (Miragaia) depois reedificado como Porta Nova ou Nobre”, lê-se na página do programa.
A ação em causa é de participação gratuita, mas limitada, e sujeita a inscrição prévia através do e-mail [email protected].
Consulte aqui programa municipal completo das Jornadas Europeias do Património 2022.
Recorde-se que, anualmente, são organizados mais de 70 mil eventos, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, com o objetivo de sensibilizar para o património comum da Europa e para a necessidade da sua proteção.