Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Jornadas Europeias do Património 2020 celebram-se no Porto com visitas gratuitas

Jornadas Europeias do Património 2020 celebram-se no Porto com visitas gratuitas

As Jornadas Europeias do Património terão lugar nos dias 25, 26 e 27 de setembro. Subordinadas ao tema “Património e Educação”, a programação inclui visitas guiadas gratuitas a vários museus e monumentos do Porto.

Museu Nacional de Soares dos Reis, Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, Museu do Centro Hospitalar do Porto, Casa-Museu Fernando de Castro, Edifício da Alfândega Nova, Torre dos Clérigos. O programa das Jornadas Europeias do Património 2020 contempla visitas guiadas gratuitas a estes locais – e outros – emblemáticos da Invicta.

A Antiga Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, onde Camilo Castelo Branco escreveu “Amor de Perdição” enquanto esteve preso, conta com um programa de visitas guiadas distribuídas pelos dias 25 e 26 de setembro. As visitas ao Monumento Nacional são gratuitas, mas limitadas a um máximo de dez pessoas, sendo obrigatória a inscrição, até quarta-feira, dia 23, através do email [email protected]. É igualmente obrigatório o uso de máscara e o respeito pelas regras sanitárias em vigor.

Também haverá visitas orientadas à Casa do Infante (26 de setembro às 10h30) e à exposição 1820. Revolução Liberal do Porto, patente no Gabinete do Tempo do Museu da Cidade – Casa do Infante (27 de setembro, às 11h). As inscrições para ambas as visitas decorrem até dia 24, através de [email protected].

O Museu Nacional de Soares dos Reis vai ter percursos orientados pelas reservas e segredos guardados nos armários do Palácio dos Carrancas. O programa inclui visita à biblioteca, à oficina de restauro e às reservas de escultura, pintura, têxtil e cerâmica. A inscrição deve ser feita aqui.

Os adultos são o público-alvo da viagem ao interior único e inesperado do n.º 716 da Rua de Costa Cabral, a Casa-Museu Fernando de Castro. Segundo aponta o Porto., “o visitante é desafiado a entrar numa atmosfera arrebatada e excêntrica, onde a arte sacra e a arte profana convivem numa inusitada colagem de talha ‘reciclada’ e objetos de coleção, pinturas, esculturas, cerâmicas e têxteis”.

Com organização do Museu Nacional de Soares dos Reis, as visitas decorrem nos dias três dias, sendo necessária inscrição, através do email [email protected].

Haverá ainda visitas guiadas ao Edifício da Alfândega Nova do Porto. Com esta proposta, o Museu dos Transportes e Comunicações convida os participantes a percorrer o cais e a antiga estação ferroviária. Os contactos para inscrições são: [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected].

O Museu do Centro Hospitalar do Porto também convida a visitas com entrada livre, mas sem inscrição obrigatória. Nos dias 26 e 27 de setembro, os visitantes podem conhecer a Farmácia de Oficina do Hospital Joaquim Urbano ou a Botica do Hospital Real de Santo António. 

Também a Torre dos Clérigos vai promover várias visitas guiadas gratuitas ao complexo dos Clérigos. “Estas visitas guiadas contemplam um percurso pelo Museu dos Clérigos, onde ficará a conhecer a história secular da Irmandade dos Clérigos, a sua Igreja e a coleção dos Christus, uma referência na arte sacra em Portugal. Por fim, suba à majestosa Torre dos Clérigos, ex-líbris indiscutível do Porto e referência na história da cidade”. A inscrição pode ser feita aqui.

Já a Immersivus Gallery e a Alfândega do Porto convidam o público para a celebração do primeiro aniversário do Porto Legends que terá lugar no sábado, 26 de setembro de 2020, às 21h30, na Alfândega do Porto. A celebração terá início com uma apresentação de Joel Cleto, autor dos livros “Lendas do Porto”, que inspiraram o espetáculo Porto Legends. O autor falará ao público sobre as lendas e história da cidade invicta e partilhará algumas curiosidades. Segue-se uma sessão exclusiva do “Porto Legends” . O evento terá entrada gratuita mediante inscrição prévia através do email [email protected] ou do telefone 910 120 128. Inscrições limitadas a 50 pessoas.

Clique aqui para ver a programação completa das Jornadas Europeias do Património 2020.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes