PUB
Recheio 2024 Institucional

Jornadas Clínica do Dragão analisam as lesões no futebol

Jornadas Clínica do Dragão analisam as lesões no futebol
Os próximos dias 22 e 23 de setembro serão inteiramente dedicados aos problemas das lesões no futebol.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Presididas pelo Prof. Doutor Espregueira Mendes e tendo como presidentes honorários os médicos Philippe Neyret (presidente da Sociedade Mundial ISAKOS), Romain Seil (presidente da Sociedade Europeia ESSKA), Niek van Dijk (cirurgião de Cristiano Ronaldo) e Rui Reis (presidente dos 3Bs), as Jornadas Saúde Atlântica contarão com a presença de vários convidados nacionais e estrangeiros, de diversas áreas como traumatologia desportiva, ortopedia, imagiologia, tratamentos, entre muitas outras. Destaque também para a comparência de cerca de 500 inscritos de diversas universidades oriundas de vários pontos do mundo.
O presidente das Jornadas, Prof. Doutor Espregueira-Mendes, sublinha que “o principal objetivo deste evento é juntar vários especialistas em diversas áreas relacionadas com o tema das lesões no futebol e toda a sua importância e influência, tanto para o jogador, como para o clube, a equipa técnica e o departamento médico”.
“O tema do futebol continua a ser um dos mais relevantes na área da traumatologia desportiva e na ortopedia. É por isso que procurámos ter nestas jornadas um painel diversificado de oradores para que possamos ir mais além da área desportiva ou médica e dar a conhecer outros aspetos desta área”, remata.
Em debate, nestas 4as Jornadas Saúde Atlântica, estarão diferentes temas, nomeadamente: “Prevenção, impacto societal e económico das lesões desportivas” ou “Lesões do ligamento cruzado anterior no futebol”.
Durante este evento, avança nota enviada à imprensa, também decorrerão duas importantes mesas redondas: “Equipa técnica, árbitros, equipas médicas e comunicação social – Qual é o papel que têm na saúde dos jogadores?”, apresentada pelo jornalista Júlio Magalhães e com a participação de João Espregueira-Mendes (Clínica do Dragão e FC Porto), Rui Hortelão (jornalista), Paulo Beckert (médico da Federação Portuguesa de Futebol), Rodolfo Reis (treinador/comentador desportivo), Frederico Varandas (Médico do Sporting Clube de Portugal), Carlos Magalhães (médico do FC Porto) e Federico Santander (jogador profissional de futebol). E a mesa redonda “Gestão da carga desportiva e lesões – Os treinadores trabalham bem com a equipa médica?”, apresentada por Manuel Serrão.
Destaque ainda para os simpósios da ISAKOS: “Lesões do ligamento cruzado anterior no futebol” e da ESSKA – ESMA: “Intervenção da medicina desportiva no campo”.
Ainda no âmbito das Jornadas Saúde Atlântica, inicia-se no dia 23 de setembro (sábado) um curso avançado de medicina – FIMS, que decorrerá até dia 26 de setembro. O curso será na Clínica do Dragão (Estádio do Dragão, Porto), estando as inscrições ainda a decorrer.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD-Bairro Feliz