Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Joel Cleto conduz segundo “passeio indoor” da Rota do Dragão

Joel Cleto conduz segundo “passeio indoor” da Rota do Dragão

O historiador Joel Cleto conduz no próximo domingo, 26 de março, o segundo “passeio indoor” de 2022 da Rota do Dragão, sob a temática “Os dragões no Museu FC Porto”.

“A Rota do Dragão volta a colocar a atenção na exposição permanente do Museu FC Porto. Joel Cleto conduz mais um passeio surpreendente pela memória, quando se assinala o centenário do emblema portista”, referem os promotores.
Durante a visita, o público será surpreendido com as “abordagens ao passado do clube e da cidade”, numa verdadeira “descoberta da memória”, característica principal desta experiência cultural que é “uma das mais procuradas no Porto”.

A edição de 2022 inclui outras visitas dentro de portas, a decorrer nos dias 7 de maio e 13 de novembro. Em abril, a Rota do Dragão vai, pela primeira vez, a Vila Nova de Gaia, numa parceria com o Museu da 1.ª Demarcação – Real Companhia Velha e que envolve, também, o Convento Corpus Christi, equipamento cultural municipal.

De acordo com o Museu FC Porto, para esta sessão, a realizar no dia 24, a lotação já se encontra esgotada. Mas, os interessados têm ainda oportunidade de participar nas visitas no Porto a 26 de junho, em autocarro panorâmico, e a 29 de outubro, com passagem pelo Quartel do Carmo – Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana.

A participação nas atividades da Rota do Dragão é limitada e requer inscrição prévia, através da página oficial do Museu FC Porto.

Recorde-se que a Rota do Dragão é um programa desenvolvido pelo Museu FC Porto e pelo historiador Joel Cleto. O projeto arrancou em 2014 e, desde logo, se distinguiu pela “forma original como apresenta o passado”. Em 2019, foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia com o Prémio Informação.

Calendário Rota do Dragão 2022
Visita ao Museu
26 março (15h00) – Os dragões no Museu FC Porto
7 de maio (10h00) – Os 70 anos do Estádio das Antas
13 novembro (15h00) – O FC Porto na 1.ª viagem aérea entre a Europa e a América do Sul

Visita na Cidade
24 abril (10h00) – Dragões invictos na margem de Vila Nova de Gaia – ESGOTADO
26 junho (10h00) – Uma cidade repleta de dragões
29 outubro (10h00) – Do Quartel do Carmo à Praça Guilherme Gomes Fernandes

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem