PUB
CIN Woodtec

Joaquim Fernandes propõe viagem ao imaginário onírico e mítico do Portugal contemporâneo

Joaquim Fernandes propõe viagem ao imaginário onírico e mítico do Portugal contemporâneo
Em “História Prodigiosa de Portugal: Magias & Mistérios”, o autor dá continuidade a uma narrativa de crenças e lendas, em regra desprezada e minimizada pela historiografia comum.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Depois da “História Prodigiosa de Portugal. Mitos & Maravilhas”, ilustrativo de uma história “extraordinária” de Portugal, das origens ao século XVIII, Joaquim Fernandes prossegue uma viagem ao imaginário onírico e mítico do Portugal contemporâneo, agora nos séculos XIX e XX, quando os antigos feiticeiros, profetas e teúrgicos se transformam em magnetizadores, magos e sugestionadores.
As primeiras práticas do Espiritismo em Portugal, fenómeno marcante de Oitocentos, são historiadas, pela primeira vez, em “História Prodigiosa de Portugal: Magias & Mistérios”, com revelações inéditas que ajudam a retratar a identidade essencial da “alma portuguesa”.
Joaquim Fernandes é professor na Universidade Fernando Pessoa e cofundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (CTEC). Licenciado em História e mestre em História Moderna, Joaquim Fernandes doutorou-se na área da História das Ciências com uma tese sobre o tema “O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa – do fim do Modernismo até meados do século XIX”. Participa com regularidade em programas de televisão e rádio sobre “fronteiras da Ciência”, tendo elaborado várias obras de investigação histórica e religiosa, algumas já traduzidas para inglês, francês e castelhano.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem