PUB
PD- Revista Sabe bem

Joaquim Fernandes desafia leitores a embarcarem numa “aventura pelo pensamento”

Joaquim Fernandes desafia leitores a embarcarem numa “aventura pelo pensamento”
O “Livro do Universo – a revelação do Cosmos e a procura do Outro”, de Joaquim Fernandes, procura encontrar respostas para a questão “o que sou eu no meio deste vasto universo conhecido?”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O cofundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, Joaquim Fernandes, lançou, recentemente, o “Livro do Universo – a revelação do Cosmos e a procura do Outro”. A obra, editada em outubro de 2013, procura, de acordo com o seu prefácio, escrito por Paulo Gali Macedo (do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto), encontrar na História “as respostas à questão que, lá no fundo, todo o ser humano, de forma mais ou menos consciente, se coloca: que sou eu no meio deste vasto universo conhecido?”. Assim, tal como explicou o próprio autor, o trajeto proposto no livro começa “na longínqua Grécia pré-socrática e desemboca nos contributos cosmopolitas que apostam na matematização do espaço e do tempo, antecedendo a construção do edifício mental racionalista das ‘Luzes’”. Uma viagem que, segundo Macedo, se destina “a todos aqueles que ousam questionar-se” e aos que decidirem alinhar numa “aventura pelo pensamento”.
Joaquim Fernandes, licenciado em História e mestre em História Moderna, doutorou-se na área da História das Ciências com uma tese sobre o tema “O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa – do fim do Modernismo até meados do século XIX”. Participa com regularidade em programas de televisão e rádio sobre “fronteiras da Ciência”, tendo elaborado várias obras de investigação histórica e religiosa, algumas já traduzidas para inglês, francês e castelhano.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem