PUB
Recheio 2024 Profissional

Jardins e parques do Porto ganham prémio internacional “Green Flag”

Jardins e parques do Porto ganham prémio internacional

O Parque da Cidade, o Jardim do Passeio Alegre e o Jardim Botânico do Porto foram distinguidos com o galardão “Green Flag”, passando, assim, a integrar o grupo de 2096 espaços verdes que possuem este reconhecimento a nível mundial. A informação foi avançada pela Câmara Municipal do Porto, que realça que estes espaços são os primeiros a obter o título em Portugal.

Este é um prémio que “só é atribuído a espaços verdes públicos que cumpram os mais elevados padrões de qualidade na sua gestão avaliando parâmetros como a proteção e promoção da paisagem, do património e da biodiversidade, a manutenção e limpeza, a segurança e o conforto, e o envolvimento da comunidade”, explica a Cláudia Fernandes, diretora da licenciatura em Arquitetura Paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e coordenadora da equipa que preparou a candidatura.

Para a responsável, concorrer a este prémio foi uma forma de poder “destacar o excelente trabalho já desenvolvido pelas equipas que gerem e mantêm estes espaços e também de divulgar internacionalmente o nosso extraordinário património paisagístico”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se que o “Green Flag” é um prémio internacional originário de Inglaterra e é atribuído anualmente pelo Ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local e pela Organização Não Governamental Keep Britain Tidy.

Além de Portugal, receberam esta distinção países como Austrália, Bélgica, Reino Unido, Finlândia, Alemanha, México, Holanda, Nova Zelândia, Escócia e Suécia.

Foto: Jorge Garcia (CM Porto)

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz