
Os jardins do Palácio de Cristal ganharam o selo de melhor espaço verde do mundo. O “Green Flag Award”, atribuído pela organização não governamental Keep Britain Tidy, é um prémio internacional prestigiado que visa distinguir os “espaços verdes que cumprem os mais elevados padrões de gestão integral de parques e jardins”.
“Os critérios para obter o referido galardão incluem vários indicadores de qualidade, dos quais se destacam o estado de limpeza, segurança, manutenção, gestão e conservação da biodiversidade, o envolvimento da comunidade, paisagem e elementos culturais, bem como um plano de gestão ativo, onde esteja demonstrada a intenção de um forte investimento na melhoria permanente”, avança o portal de notícias da autarquia.
A cidade Invicta está bem representada nesta categoria uma vez que, em 2023, além dos Jardins do Palácio de Cristal, também o Parque da Cidade, o Jardim do Passeio Alegre e o Jardim Botânico do Porto são detentores deste selo de qualidade. Ao todo são quatro espaços verdes portuenses numa lista que inclui diversos locais de 17 países.
A par desta distinção, a KeepBritain Tidy atribui, ainda, o título de “Green Heritage Site” que, de acordo com a mesma fonte, é “uma acreditação concedida aos espaços verdes cujas características históricas conciliadas com os elevados padrão de manutenção e preservação tornam aqueles locais únicos”.
O Jardim do Passeio Alegre acumulou, pelo terceiro ano consecutivo, ambos os prémios tornando-se, assim, um dos 13 locais europeus premiados e o único em solo nacional, ao “apresentar caraterísticas que lhe são inerentes e que o tornam um espaço verde emblemático do Porto”.