PUB
Recheio 2024 Profissional

Jardim do “Buxo” ganha mais cor depois de requalificação

Jardim do

O município do Porto divulgou que o Jardim do «Buxo» foi alvo de uma requalificação, durante duas semanas, pela equipa de jardineiros do Palácio de Cristal. De acordo com a autarquia, a intervenção teve como objetivo “manter o traçado paisagístico do jardim vulgarmente designado por Jardim do «Buxo»”.

Esta designação “surgiu na sequência de um forte ataque da Cydalima perspectalis, conhecida por traça do Buxo”. Os visitantes deste jardim podem agora encontrar “espécies vegetais como 1.600 Murta-comum (Myrtus communis), quatro arbustos Ligustrum jonandrum, 1.200 perpétuas (Gomphrena sp.), 4500 Iresine herbstii, ou “coração-magoado”, e ainda seis mil Barba-de-serpente (Ophiopogon jaburan)”.

A Câmara afirma que além da recuperação do estrato vegetal, houve também uma intervenção nos pavimentos.

Os Jardins do Palácio de Cristal, nos últimos anos, têm sido alvo de diferentes intervenções de beneficiação, como comprova o investimento de “cerca de 1,3 milhões de euros na recuperação de miradouros e percursos que estavam desativados”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Em 2019, foi requalificado “o jardim que recebeu o nome de Émile David, o arquiteto paisagista que projetou a maior parte deste vasto espaço verde no centro da cidade, na segunda metade do século XIX”.

Ainda nesse mesmo ano, em setembro, foi recuperada a envolvente do Palácio de Cristal com a “pavimentação e redesenho da Rua de D. Manuel II, reorganizando as áreas verdes e o equipamento de mobiliário urbano, incluindo as duas casas de bilheteira à entrada dos Jardins do Palácio, que foram restauradas”.

Foto: Filipa Brito

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem