PUB
Recheio 2024 Profissional

Já há datas para a 4ª edição do Open House Porto

Já há datas para a 4ª edição do Open House Porto

Depois do enorme sucesso das três primeiras edições, com 11 000 visitas realizadas em 2015, 30 000 em 2016 e 25 000 no ano passado, a quarta edição do Open House Porto já tem data marcada. Nos dias 30 de junho e 1 de julho, um vasto conjunto de espaços do Porto, Gaia e Matosinhos vão abrir as suas portas, mostrando a excelência do património arquitetónico das três cidades.

Para esta edição está prevista uma consolidação do roteiro com 65 espaços, mais cinco do que na edição anterior. 70 por cento dos espaços são inéditos nesta edição, apenas 30 por cento se repetem de edições anteriores.

Organizada e produzida em exclusivo pela Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura, a edição 2018 do Open House é comissariada pelos arquitetos Inês Moreira e João Paulo Rapagão, cujo roteiro “oferece uma oportunidade única para se descobrir e usufruir de locais singulares, novos ou antigos, prostrados no tempo, recuperados ou reconstruídos”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Contando com a parceria estratégica das Câmaras Municipais do Porto, Gaia e Matosinhos, o Open House Porto pretende continuar a afirmar-se como “um dos momentos culturais mais significativos do ano”.

Para que cada edição possa ser original e irrepetível, o foco curatorial desta edição “centra-se em arquiteturas de utilização industrial e naquelas de sustentação das suas atividades”, “numa demonstração clara de que as cidades que herdámos souberam assimilar e conciliar a indústria com os diversos usos que as estimulam e mobilizam”, referem os comissários.

Refira-se que à semelhança da edição anterior, decorrerá também em alguns espaços do roteiro um conjunto de ações paralelas denominadas “Programa Caleidoscópio”. Este programa tem por objetivo apresentar outras perspetivas de exploração e ocupação dos espaços, voltando a apostar na “dinamização de atividades e visitas que pretendem valorizar a acessibilidade, a inclusão, as crianças e famílias, assim como os cruzamentos interdisciplinares com outras artes”, refere nota enviada às redações.

Para informar e orientar os visitantes estarão abertas, até 13 de abril, as inscrições para o recrutamento de 250 voluntários. O formulário para candidatura está disponível na página oficial do evento em www.openhouseporto.com.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile