É certo que ainda não está pronto, mas a verdade que a todos anima é que as obras da Metro do Porto estão quase a conhecer o seu fim. Tal como a empresa de transportes tem vindo a mostrar nas suas redes sociais, neste caso, na rede social X (antigo Twitter), os trabalhos na Linha Amarela estão em fase bastante avançada.
De acordo com o que a Metro do Porto refere na publicação, “já se limam as últimas arestas em Santo Ovídio, com o imponente viaduto erguido a preparar-se para conduzir o Metro dali até Manuel Leão”.
Recorde-se que há cerca de três meses, em junho de 2023, o presidente da empresa de transportes portuense, Tiago Braga, referiu que o timing previsto para a abertura da renovada linha amarela fosse acontecer, no período que compreende o fim de março e o início de abril de 2024 (via Porto Canal).
Na altura, o representante máximo da Metro do Porto explicou que o processo vivia uma “fase de transição entre a atividade de construção civil pura e dura para uma atividade relacionada com aspetos mais técnicos do metro”. Acrescentou, também, que seria de esperar, com o reforço da nova linha, um aumento de 5 milhões de validações de título de transporte, tal como refere a mesma fonte de informação.
Antes da obra concluída e pronta a ser aberta ao público, vem o “rascunho”, ou, neste caso, os “ensaios de via, de sistemas de segurança e apoio ao cliente, assim como verificar todos os sistemas ligados à tração dos veículos e à condução”, que acontecem nos primeiros três meses de 2024, de forma a garantir que tudo corre dentro da normalidade. A informação é dada pelo presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto.
Fotografias: Metro do Porto (X)