PUB
CIN - Branco Perfeito

Já arrancou, com novidades, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria

Já arrancou, com novidades, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria

A XXVI Viagem Medieval em Terra de Santa Maria já arrancou e conta com muitas novidades. A recriação histórica, realizada em Santa Maria da Feira, assinala a sua 26.ª edição e transporta os visitantes para a Idade Média, numa “viagem apaixonante ao reinado de D. João I, recriando acontecimentos épicos da História de Portugal”. Até ao dia 13 de agosto, o ambiente é de festa com vários “espectáculos de grande intensidade e emoção” por todo o recinto.

Uma das grandes novidades deste ano é o horário alargado. As portas abrem às 12h00 “para que o público usufrua de mais horas da extensa programação, que integra 103 espetáculos diários”, afirma a organização em comunicado.

Por sua vez, o recinto foi estendido pelo percurso urbano do Cáster, tornando-se mais amplo e organizado.

Os torneios medievais regressam, após oito anos de interregno, com três sessões diárias na Liça. As exibições acontecem às 12h30, 17h00 e 22h30, ajustadas aos diferentes públicos, e “os alunos que estudem ou residam no concelho, do 1º ciclo ao secundário, têm acesso gratuito à primeira sessão”.

Também o digital ganhou presença na Viagem Medieval: será apresentado, em estreia absoluta, um espectáculo de videomapping, nas muralhas do Castelo da Feira, com “conteúdos inéditos” exibidos em três momentos diários (22h00, 23h00 e 00h00). No interior do castelo, entre as 12h30 e as 22h00, terão lugar visitas guiadas com foco em conteúdos interativos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Durante todos os dias do evento, às 20h00, assim que os sinos tocarem, todas as praças transformam-se num baile medieval. E, pelas 22h00, acontece o novo espetáculo intimista Ecos Gregorianos, no claustro do Convento e Igreja Matriz.

Mas, de acordo com a organização, as novidades não ficam por aqui: a Gameloft, multinacional de videojogos que adaptou o jogo de estratégia medieval March of Empires, introduzindo o reinado de D. João I, o Castelo da Feira e a Batalha de Aljubarrota, vai estar presente no recinto da Viagem Medieval com duas cabines para fotografia e download do jogo; a banda sonora original da Viagem Medieval, criada pelo compositor Zé Tó Lemos para esta edição, vai ouvir-se nos espetáculos de grande formato e nos torneios medievais; a Loja Oficial muda-se para a designada Rua de Avis, junto ao largo do Rossio, também ela ambientada com uma extensa cobertura em tecido alusiva à Ordem de Avis; a nova Praça do Canastro, junto ao Orfeão da Feira, apresenta novas funcionalidades, como áreas convívio, animação e espaço para degustação da cerveja Viagem Medieval’23, produzida especialmente pela Super Bock; os restaurantes medievais regressam ao recinto do evento, um no largo do Rossio e outro junto a Casa do Moinho.

São 12 dias repletos de animação e “experiências únicas em torno de um contexto histórico riquíssimo, que remete para Aljubarrota, para a independência, expansão e sentido português”.

Consulte aqui a programação completa.

Foto: Viagem Medieval em Terra de Santa Maria (Facebook)

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem