
Aquele que é considerado o maior prémio de literatura infantil em Portugal, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, abriu esta segunda-feira as candidaturas para a categoria de texto da sua 8.ª edição.
A iniciativa, lançada, pela primeira vez, em 2014, tem como objetivo “incentivar a criatividade literária e artística e estimular a emergência de novos talentos, premiando obras originais que ajudem a promover o gosto dos mais novos pela leitura”. O valor do prémio é de 50 mil euros, repartido pelo vencedor da categoria de texto e de ilustração.
A diretora de marketing do Pingo Doce acredita que este prémio reforça o compromisso de promoção da literacia infanto-juvenil, através da democratização do acesso aos livros infantis, estimulando hábitos de leitura em família, desde cedo.
“A promoção e difusão da literatura infantil é um catalisador de conhecimento, espírito crítico e criatividade junto das gerações mais jovens, determinantes para formar futuros cidadãos. Empenhamo-nos em desenvolver conteúdos de qualidade acessíveis a todos, contando com mais de 420 títulos exclusivos lançados nos últimos 14 anos e mais de dois milhões de livros nas mãos das famílias portuguesas”, sublinhou Maria João Coelho.
Nesta edição, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce conta com um novo painel de jurados. Afonso Cruz, David Machado, Sara Rodi e Violante Magalhães serão responsáveis por avaliar os textos submetidos pelos candidatos, enquanto André Carrilho, Bernardo Carvalho, Eduardo Corte- Real e Marta Madureira vão apreciar as ilustrações. Sara Miranda, representante do grupo Jerónimo Martins, mantém-se como jurada de ambos os painéis.
Os interessados podem inscrever-se na categoria de texto da oitava edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce até ao próximo dia 2 de abril, data em que se assinala o Dia Internacional do Livro Infantil.
O texto vencedor será conhecido a 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa. As candidaturas à fase de ilustração arrancam sete dias depois, ou seja, a 13 de maio.
Todas as informações a propósito do concurso estão disponíveis na página oficial do Pingo Doce.
O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce já contribuiu para a revelação de 14 novos talentos na área da literatura e do design gráfico e ilustração. No total, a iniciativa traduziu-se em sete obras e mais de 130 mil livros com o selo Prémio de Literatura Infantil, lidos por milhares de crianças. No total, foram atribuídos 350 mil euros, distribuídos pelos vários vencedores.
Foto: Pingo Doce