Com o objetivo de “utilizar uma nova linguagem na comunicação do vinho do Porto”, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) anunciou uma campanha nacional de comunicação, intitulada “Onde levas o teu Porto?”.
O objetivo, explica em comunicado enviado às redações, é alargar os momentos de consumo de vinho do Porto atingindo os consumidores mais jovens, aumentar a procura, ao mostrar a extensa variedade de tipos e categorias de vinho do Porto, cortando amarras com a tradição do seu consumo exclusivo em momentos solenes e, assim, conseguir novos hábitos que democratizem o seu consumo.
Para Gilberto Igrejas, presidente do IVDP, o vinho do Porto é um dos mais destacados ex-líbris portugueses, mas que continua a ser “muito pouco consumido”, por estar associado a “momentos de maior tradição”. “Os ícones sempre presentes, sempre disponíveis, são menos valorizados. É o caso do vinho do Porto, uma pérola ainda por explorar entre as gerações mais novas, que preferem outras bebidas e deixam o vinho do Porto para ocasiões especiais”, assinala, acrescentando que, por isso, a campanha está definida para um público entre os 25 e os 40 anos, em que se aposta numa abordagem digital, com filmes e posts em redes sociais.
“Esta é uma campanha que pretende provocar emoções, sentimentos e criar uma relação sólida e duradoura com o seu público”, sustenta.