Santander Escolhas

ISEP integra projeto para prevenção de incêndios

ISEP integra projeto para prevenção de incêndios

Uma equipa de investigadores do GRAQ – Grupo de Reação e Análises Químicas do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), está a trabalhar num projeto de recuperação preventiva de áreas queimadas em Portugal e na Galiza.

O projeto “Terramater” vai propor e testar um conjunto de métodos de reforço e melhoria da qualidade dos solos queimados, criando ao mesmo tempo um sistema de monitorização e alerta para prevenção de incêndios, explica a instituição.

De acordo com Manuela Carvalho, docente e investigadora do ISEP, “o objetivo é que os solos queimados fiquem restaurados o mais rápido possível e que, com base no sistema de alerta, se possa reduzir significativamente a ocorrência de incêndios. Quando há um incêndio, a temperatura dos solos atinge temperaturas muito elevadas, o que significa que a sua matéria orgânica é carbonizada e a sua estrutura danificada. Nestes casos, os solos perdem inúmeras características, nomeadamente a capacidade de absorção e retenção de água, o que, por norma, os tornam mais suscetíveis a incêndios”.

Depois de analisados os solos, é possível aplicar “emendas para a recuperação dos solos queimados que restabeleçam as suas características, aumentem a resistência ao fogo e evitem a sua propagação às plantas, tornando-os aptos para futuras utilizações”, explica a instituição. Ao mesmo tempo, os investigadores vão-se focar nas áreas florestais saudáveis, avaliando o teor de água, o grau de cobertura e desenvolvimento vegetativo, entre outros, para, a partir daí, perceber quais os locais de maior risco de incêndio e que necessitam de intervenção.

O projeto integra o programa de cooperação entre Portugal e Espanha (INTERREG-POCTEP) e está a ser desenvolvido em parceria com a Universidade de Santiago de Compostela, a empresa Recursos y Valorización Ambiental S.L, o Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade do Minho.

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz