PUB
CIN - Branco Perfeito

IPO-Porto: equipamento inovador disponível dentro de seis meses

IPO-Porto: equipamento inovador disponível dentro de seis meses
De acordo com o presidente do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, Laranja Pontes, o novo acelerador linear deverá entrar em funcionamento dentro de seis meses.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O IPO do Porto prevê realizar, durante o ano de 2015, investimentos de cerca de 7,7 milhões de euros, o que inclui a aquisição de um “inovador acelerador linear”, no valor de cinco milhões de euros.
No final da cerimónia de hoje que assinalou os 41 anos daquela instituição, Laranja Pontes disse aos jornalistas que neste momento a aquisição do equipamento está em fase de “autorizações, nomeadamente do lado do Ministério das Finanças”, mas que o montante do investimento já está na posse do IPO.
“É um acelerador linear muito especial para tratamentos altamente diferenciados. Cada vez mais vai haver necessidade de tratar conservadoramente os doentes, o cancro vai aparecer nas pessoas cada vez com mais idade, já sentimos isso. Nos últimos 10 anos houve uma deslocação enorme do escalão etário dos 50-60 para 60-70 e provavelmente vai ser maior nos próximos anos”, afirmou.
Laranja Pontes lembrou a “responsabilidade muito grande” que é o facto de o IPO do Porto receber cerca de 10 mil novos doentes por ano, o que significa cerca de metade do total da região Norte. “Estamos permanentemente a tentar responder da melhor maneira possível às necessidades”, disse o responsável.
A cerimónia contou com a presença do ministro da Saúde, Paulo Macedo, e do antigo secretário de Estado Manuel Pizarro, para além da apresentação de um vídeo do músico Diogo Valente (mais conhecido por D8), onde uma música às crianças que sofrem de cancro.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile