PUB
Junta da Galiza

IPO oferece exames gratuitos contra o cancro da pele: saiba como se inscrever

IPO oferece exames gratuitos contra o cancro da pele: saiba como se inscrever

Não há nada que tenha tanto valor como a nossa saúde. É por isso mesmo que é  importante agir enquanto temos possibilidade de evitar doenças como o cancro. 

Por isso mesmo, o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto está a oferecer um rastreio gratuito de pele. A ação solidária do IPO acontece na Clínica da Pele, Tecidos Moles e Osso, esta quarta-feira, dia 8 de maio.

O dia encontrado para esta iniciativa acontecer foi 8 de maio, de forma a celebrar antecipadamente o Dia Europeu do Melanoma. O dia em questão serve para alertar para os perigos a que expomos a nossa pele e à importância que tem cuidar dela.

Assim sendo, o IPO pretende consciencializar a população acerca dos perigos associados a este problema. Por isso mesmo, toda a população é convidada a fazer exames dermatológicos preventivos sem que isso represente qualquer despesa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com a Câmara do Porto, de todos os casos de cancro de pele que acontecem na zona Norte, cerca de 60% acabam por passar pelo IPO. Em algum momento da doença, grande parte dos doentes recorrem aos serviços da instituição.

É importante lembrarmo-nos sempre que esta doença não é daquelas que “acontecem só aos outros”. Por isso mesmo, especialmente em dias de sol intenso, é essencial a adoção de medidas de prevenção. No ano de 2023, os números registam que houve a deteção de mais 307 casos.

Para se inscrever nesta ação de rastreio, pode fazê-lo ao ligar para o número 808 202 517. Importa destacar que apenas as 100 primeiras chamadas terão direito aos exames.

Fotografia: Pexels
PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce