CMPorto

IPO do Porto inaugura “As cores do cancro”

IPO do Porto inaugura “As cores do cancro”

Esta terça-feira, 15 de fevereiro, data em que se assinala o Dia Internacional da Criança com Cancro, o IPO do Porto vai inaugurar a exposição de ilustração “As cores do cancro”, realizada em parceria com a Cooperativa Árvore.

Em causa está um trabalho composto por um total de 19 ilustrações, que traduz “as «frases-pensamento» de crianças e jovens que passaram pelo Serviço de Pediatria do IPO do Porto”, salientam os promotores.

A exposição surge depois de, em 2020, os mesmos protagonistas terem sido desafiados a definir em palavras o cancro por cores, uma vivência que está, agora, ilustrada em obras de artistas plásticos e que será apresentada, no Auditório Principal, às 14h30.

Anabela Dias, Ana Luísa Farinha, Cristina Valadas, Emílio Remelhe, Evelina Oliveira, Gémeo Luís, Joana Rêgo, João Vaz de Carvalho, José Emídio, José Saraiva, Mariana Rio, Marta Madureira, Pedro Seromenho, Ricardo Ladeira, Rui Vitorino, Sebastião Peixoto, Sérgio Condeço, Soraia O. e Tiago Manuel foram os artistas desafiados a participar nesta mancha expositiva de cor.

De acordo com a diretora do Serviço de Pediatria, a mostra “retrata a grandeza do adulto que interpreta o olhar e o sentir da criança através da beleza da arte”. “A intenção desta exposição vai para além do significado que cada criança atribui à doença. Pretende também sensibilizar a sociedade para o cancro pediátrico”, sublinhou Ana Maia Ferreira, citada na nota divulgada.

De forma a assinalar a efeméride, o Serviço de Pediatria preparou uma sessão comemorativa e de sensibilização para o cancro pediátrico que vai contar com dois painéis de discussão – “Abrir Janelas para a Vida” e “A Arte e o Cancro”, moderados pela jornalista Susana Pinheiro.

PUB
www.pingodoce.pt/receitas/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=etaobomcomerassim&utm_campaign=institucional