PUB
Recheio 2024 Institucional

IPAM Talks

IPAM Talks
“Sonhar e fazer acontecer”… na (nova) Baixa do Porto

A ideia é simples: testar a originalidade dos alunos de marketing, levando-os a apresentar os seus planos de negócio sob o olhar atento de potenciais investidores. A terceira edição do IPAM Talks está agendada para as 19h00 do proximo dia 21 e incidirá num “tema especial” – A (nova) Baixa do Porto. Inauguradas no início do ano letivo 2014/2015, estas conversas surgiram da necessidade de envolver os estudantes e a comunidade em geral na discussão de temáticas que podem marcar a diferença. “Optámos por um formato informal e diversificado. Em cada sessão são debatidos temas de caráter geral, mas que se relacionam diretamente com a área do marketing”, esclareceu Márcia Monteiro, do IPAM. Para que os encontros assumam uma vertente experimental, a escola de ensino superior assegura, em cada edição, a presença de “testemunhos reais de oradores que estão no mercado de trabalho” e que podem sempre “acrescentar conhecimento e experiências a todos os participantes”.

O evento, aberto aos cidadãos mediante inscrição online, é de curta duração para que, “de certo modo, se torne ainda mais apelativo e faça com que os participantes tenham sempre ‘sede’ de querer saber mais”. Uma das grandes mais-valias da iniciativa é, segundo afirmou a responsável, permitir que os alunos se envolvam em todas as questões da organização. Desta forma, os futuros profissionais de marketing dão apoio em toda a área estratégica e logística, que passa pela comunicação, decoração dos espaços, organização das inscrições e apoio técnico no som e imagem.

turismo_portoIncentivar a dinamização da Baixa do Porto

Na próxima edição do IPAM Talks, o público poderá conhecer várias propostas de marketing pensadas especificamente para a Baixa da cidade. A escolha do tema foi motivada por diversos fatores. “Em primeiro lugar, foi um tema estudado e investigado pelos nossos alunos nas unidades curriculares de Laboratório de Marketing; em segundo lugar, o IPAM está localizado no Porto, por isso, faz sentido realizar este tipo de projetos na nossa cidade”, sublinhou Márcia Monteiro, acrescentando que o município tem merecido especial atenção por parte dos portugueses e dos estrangeiros – sendo um dos melhores destinos europeus em termos turísticos – e “ainda há um enorme trabalho a ser feito na requalificação e dinamização da baixa portuense”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Projetos ligados à restauração, hotelaria, moda e decoração

Os participantes podem esperar, assim, um encontro descontraído, durante o qual serão apresentados projetos e planos de negócio desenvolvidos pelos estudantes e avaliados por potenciais investidores que conhecem bem a cidade, nomeadamente André Ferreira, diretor geral dos Hóteis B&B Portugal; José Pedro Maia, da Casa do Livro e antigo aluno do IPAM, Pedro Aguiar, CEO da AH Business, Tiago Almeida, proprietário de vários restaurantes na Baixa do Porto, e Heitor Benfeito, da Portugal Ventures. E como “mais do que sonhar, é preciso fazer acontecer”, tal como frisou o IPAM, os melhores projetos apresentados serão premiados pelos Hóteis B&B. As propostas dos alunos são das mais diversas áreas, da restauração à hotelaria, moda e decoração, sempre com um denominador comum: “inovação e capacidade de implementação nos próximos cinco anos”.

ipam170 lugares disponíveis para os participantes

Nas duas primeiras edições, o IPAM Talks recebeu 140 e 160 pessoas, sendo que, no próximo encontro, vai disponibilizar 170 lugares, que espera ver de novo esgotados. De acordo com a responsável, o balanço da iniciativa tem sido muito positivo. “O número de participantes tem aumentado consideravelmente e são muitas as pessoas que nos questionam quando será a próxima sessão porque todas elas são diferentes, interativas e dinâmicas”, reconheceu, admitindo que a informalidade das conversas é o elemento-chave de atração do público.

Texto: Mariana Albuquerque
Inscrições para o IPAM Talks: http://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-a-nova-baixa-do-porto-ipam-talks

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce