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Investigadores do Porto criam sistema que deteta sonolência dos condutores

Investigadores do Porto criam sistema que deteta sonolência dos condutores

Foi desenvolvido um sistema capaz de detetar sonolência e fadiga nos condutores, que será integrado em frotas de veículos pesados.

O inovador sistema, denominado AUTOMOTIVE, foi criado por investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto.

“Os acidentes rodoviários têm um impacto muito significativo na nossa sociedade e a sonolência é uma das principais causas de acidentes em Portugal”, explica Ana Filipa Sequeira, coordenadora do projeto, à agência Lusa, onde reflete que o estudo inside sobre “desenvolver um sistema robusto, centrado no condutor, usando várias fontes de informação que apreendem os padrões pessoais únicos de cada condutor e permitem deteções cada vez mais precisas”.

O estudo desenvolveu um “sistema robusto” que recorreu a várias fontes de informação, como vídeos, sinais fisiológicos e sensores para “melhorar a deteção de estados que possam pôr em causa a segurança da condução”.

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Assim, os investigadores conseguiram criar simuladores “realistas” para potenciar recolhas de dados mais completas, e desenvolveram algoritmos para a biometria, deteção de sonolência e reconhecimento de emoções, como por exemplo a monitorização da variabilidade cardíaca, que se traduz num sinal fisiológico que “permite identificar a sonolência no condutor”.

Ao mesmo tempo, os investigadores desenvolveram duas plataformas de simuladores onde detetaram as métricas cardíacas (através de sensores embutidos no volante), 78 pontos de referência da face (através de um ‘vídeo face’), a aceleração e travagem, bem como o controlo de velocidade e acompanhamento de faixa de rodagem.

O projeto foi financiado pela União Europeia e fundos públicos nacionais em cerca de 250 mil euros. Além de investigadores do INESC TEC, participaram no projeto investigadores da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e da empresa CardioID.

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