PUB
Recheio 2024 Profissional

Investigador da U.Porto analisa “Os Bastidores do Poder” em livro

Investigador da U.Porto analisa “Os Bastidores do Poder” em livro

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A nova obra de Vasco Ribeiro será apresentada amanhã, em Vila Nova de Gaia, e na sexta-feira, em Lisboa.

O docente e investigador da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) Vasco Ribeiro vai apresentar amanhã o livro “Os Bastidores do Poder – Como Spin Doctors, Políticos e Jornalistas Moldam a Opinião Pública Portuguesa“, pelas 18h45, na Livraria Almedina do Arrábida Shopping, em Vila Nova de Gaia. Na sexta-feira (dia 2 de outubro), a obra será também lançada, à mesma hora, na Almedina Atrium Saldanha, em Lisboa.
Em comunicado enviado às redações, o Grupo Almedina adiantou que o trabalho de Vasco Ribeiro – doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho e mestre em Jornalismo Político pela FLUP – conta com entrevistas a José Sócrates, Pedro Santana Lopes, Manuel Maria Carrilho, Luís Paixão Martins, António Cunha Vaz, Fernando Lima, João Gabriel, Luís Bernardo e a todos os assessores de imprensa dos partidos políticos com assento da Assembleia da República, assim como a vários editores de política e jornalistas parlamentares.
De acordo com a mesma nota de imprensa, no início do século XX, Walter Lippmann demonstrou que as democracias eram o sistema político mais conveniente ao Poder porque os políticos conseguiam conduzir, de forma aparentemente livre, uma conformada, apática e obediente opinião pública. “Para isso, os políticos só teriam de conseguir controlar o principal mecanismo de construção da opinião pública – os media. Para os ajudar nesta missão, os governos começaram a contratar exércitos de propagandistas, relações públicas, assessores de imprensa, consultores de comunicação e imagem, ‘marketeiros’ e, mais ultimamente, spin doctors”, pode ler-se no comunicado.
Desta forma, acrescenta o grupo editorial na descrição da obra, “é de crucial importância conhecermos a real influência destes técnicos nas notícias, assim como percebermos as suas origens, o seu nível de sofisticação e as mutações sofridas ao longo dos tempos”. “No caso português, é indispensável ainda tentarmos perceber quem são, onde são recrutados e que técnicas empregam para atingirem o sucesso na conquista e manutenção do poder. Aliás, a influência dos spin doctors nos media é um fenómeno retratado em filmes e séries de grande sucesso mundial, circunstância que justifica um conhecimento mais aprofundado, não só dos mecanismos de ação da comunicação política, mas também dos efeitos positivos e negativos sobre a informação pública”, apontou.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem