De acordo com uma análise ao mercado de e-commerce em Portugal, realizado pelo Insania, portal especializado em gadgets e tecnologia, esta será “a melhor Black Friday da história”, elevando para 70 euros o valor médio de compra.
Os dados divulgados mostram uma previsão de aumento das receitas no e-commerce em mais de 60% em relação a dias normais, devido ao “ano atípico que se revelou ter sido benéfico para o setor”. “As marcas estão a apostar em várias estratégias promocionais que começaram muito antes da Black Friday e houve mesmo uma «Peak Season», a partir do mês de outubro, em que as vendas dispararam, comparando com anos anteriores”, afirma a CEO do Insania, Maria Amélia Teixeira, citada na nota divulgada.
A investigação revela ainda que “todos os negócios online aderiram a campanhas promocionais logo no início de novembro visando a Black Friday” e alargaram, assim, os dias de promoções, oferecendo aos clientes mais tempo para que possam aproveitar todo o mês de preços baixos.
As mulheres (66%) continuam a ser quem mais procura no site do Insania, liderando as compras de gadgets e tecnologia, com finalidades maioritariamente para a casa, saúde e beleza, enquanto que os homens lideram no desporto e na eletrónica, refere ainda a análise.
O público alvo começa também “a ser mais alargado”, com uma “audiência mais madura”, entre os 45 e os 65 anos, a despertar interesse, não só nestas ocasiões, mas desde o início do confinamento. “Para estas compras, o smartphone é o dispositivo preferido dos consumidores, seguindo-se o desktop e o tablet”.