PUB
Philips S9000

Inquérito VIVA: leitores dividem-se em relação à utilidade da mudança da hora

Inquérito VIVA: leitores dividem-se em relação à utilidade da mudança da hora

Este ano, o dia 31 de março ficou marcado, não só pelo domingo de Páscoa, mas também pela mudança da hora. A título de curiosidade, esta mudança já acontece desde 1916 e gera sempre opiniões divididas junto da população.

Posto isto, a VIVA tentou saber o que acham os leitores acerca do novo horário de verão. Daquilo que os resultados do inquérito demonstram, há uma nota dominante que é bastante clara: o equilíbrio.

Do lado dos que concordam com a mudança, estão 40,3% dos inquiridos. Do outro lado, encontram-se 39.6% dos leitores, que discordam desta mudança. Feitos bem os arredondamentos às casas das unidades, os números não mentem: empate a 40%.

Posto isto, ainda há espaço para os que não concordam nem discordam da mudança da hora. Destaca-se que a parcela dos votantes que não têm opinião acerca do assunto é de 20%.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Sobre este assunto, há sempre duas perspetivas bastante diferentes. É claro que existem sempre os entusiastas, que apreciam o facto de saírem do trabalho e ainda terem bastante tempo de luz para usufruir.

Por outro lado, há aqueles que se debruçam na ciência para compreender este fenómeno. De acordo com um estudo da Universidade de Washington, os efeitos da mudança da hora prejudicam a produtividade dos trabalhadores, pela confusão do seu ritmo biológico (via Exame).

Essa hipótese é defendida pelo professor Christopher Barnes, que alerta, ainda, para os efeitos negativos que a mudança da hora pode ter na qualidade do sono da população.

Fotografia: Pexels

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem