CM Matosinhos

Infusões que protegem a sua saúde

Infusões que protegem a sua saúde

Com os dias frios, chegam também as doenças respiratórias. A par da pandemia, tendem a aparecer gripes e constipações e é fundamental cuidarmos de nós! O consumo de certos chás e infusões conforta e ajuda a fortalecer o organismo. Fique a conhecer três receitas para resistir ao inverno.

Reforçar o sistema imunitário (ou imunológico) poderá ajudá-lo a proteger-se de diversas ameaças à sua saúde e ao equilíbrio do seu organismo. Na situação de pandemia em que o mundo se encontra, é absolutamente necessário cuidarmos de nós, dos nossos familiares e de todos os que nos são próximos.

Como tal, torna-se indispensável tomarmos as devidas medidas de proteção e reforçarmos o nosso sistema imunitário. No caso da Covid-19, é importante ressalvar que um sistema imunológico reforçado não nos protege do contágio, mas torna-nos mais resistentes no combate à doença.

Como reforçar o sistema imunitário?

Existem diversas formas de fortalecer o seu sistema imunitário. Manter um estilo de vida saudável, cumprindo um bom plano alimentar, e praticar exercício físico regularmente são, sem dúvida, algumas das melhores maneiras de o conseguir.

No que respeita à alimentação, uma das principais dicas para reforçar o sistema imunitário é através do consumo de certos chás e infusões. Estas bebidas podem ajudar o sistema imunológico a funcionar melhor e conferem um bem-estar extra, tornando mais fácil enfrentar os dias que se avizinham.

Convém referir que, apesar de os chás e infusões ajudarem a fortalecer o organismo e serem ótimos para a saúde, não devemos recorrer exclusivamente aos mesmos para tratar qualquer tipo de doença.

3 sugestões de infusões para reforçar o sistema imunitário

1. Limão, gengibre e hortelã
Esta mistura clássica é perfeita para o nosso organismo! Conhecido pela elevada quantidade de vitamina C, o limão é um antibiótico natural e reforça o sistema imunitário. Fortalece as defesas do organismo e possui um alto teor de antioxidantes, reduzindo o stress oxidativo das células e prevenindo o surgimento de doenças.
Por sua vez, o gengibre, para além de ajudar na digestão, é excelente para reduzir os níveis de inflamação do corpo, atuando contra infeções causadas por fungos, bactérias e vírus.
Já a hortelã é rica em vitaminas, Cálcio e Ferro. Estimula o sistema digestivo, sendo ainda indicada para combater gripes e constipações, dores abdominais e dores de cabeça.
Ingredientes
• 3 rodelas de limão
• 3 ou 4 ramos de hortelã
• 3 rodelas de gengibre
• 1 l de água
Preparação
Num bule, coloque o gengibre e a hortelã e acrescente 1 litro de água a ferver. Deixe repousar 5 a 15 minutos e adicione o limão. Depois de repousar por mais 5 minutos, a infusão está pronta a servir.

2.Chá verde e lúcia-lima
O chá verde acelera o metabolismo e ajuda a aliviar sintomas de rinite alérgica. Além disso, fortalece o nosso organismo sendo um excelente aliado no combate a infeções derivadas de vírus ou bactérias.
Por sua vez, a lúcia-lima possui propriedades relaxantes do sistema nervoso. Esta é uma mistura poderosa para reforçar o seu sistema imunitário.
Ingredientes
• 20 g de chá verde (ou duas saquetas)
• 10 g de lúcia-lima (ou uma saqueta)
• 1 l de água
Preparação
Coloque o chá verde e a lúcia-lima num bule e acrescente 1 litro de água acabada de ferver. Deixe repousar entre 5 a 10 minutos e coe. No caso de ter optado por utilizar saquetas, basta retirá-las da infusão e servir.

3.Curcuma e pimenta preta
A curcuma e a pimenta preta são especiarias milenares e a sua junção é altamente eficaz no fortalecimento do sistema imunológico. Além de ser recomendada para o tratamento de doenças inflamatórias, dermatológicas, digestivas e, sobretudo, para reforçar o sistema imunitário, a curcuma é um antidepressivo natural.
Já a pimenta preta é rica em piperina, que aumenta até 20 vezes as propriedades da curcuma. Ajuda a reduzir dores de cabeça e náuseas, sendo também excelente para facilitar a digestão.
Ingredientes
• 1 colher de sobremesa de raiz de curcuma ralada
• 3 grãos de pimenta preta esmagados
• Mel qb (para adoçar)
• 1,5 l de água
Preparação
Numa panela, coloque ao lume 1,5 litros de água. Quando levantar fervura, desligue e adicione a curcuma e a pimenta preta. Deixe repousar entre 5 a 15 minutos, coe o preparado, junte mel a gosto e vá bebendo ao longo do dia.

Fonte: porcelanas Costa Verde

PUB
bandodomar.pingodoce.pt/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=080321-bando&utm_campaign=lancamento

Viva! no Instagram. Siga-nos.