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Infraestruturas de Portugal quer aplicação de multas na VCI do Porto em 2017

Infraestruturas de Portugal quer aplicação de multas na VCI do Porto em 2017
A Infraestruturas de Portugal (IP) quer reabilitar os radares da Via de Cintura Interna (VCI) do Porto de modo a permitirem o registo de infrações, já a partir de 2017, e o envio de dados às entidades competentes para a aplicação de multas.

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Em resposta enviada à agência Lusa, a IP informa que “a reabilitação dos quatro radares na A20 (VCI) em 2017 vai permitir que os mesmos fiquem em condições operacionais e técnicas para o registo de infrações e envio de dados para as entidades competentes nesta matéria”.
Os radares da VCI, instalados em 2003 pela Câmara do Porto, foram desativados em 2007. Em 2013, quando passaram para as mãos da IP, os radares voltaram a assinalar o excesso de velocidade, mas sem se traduzirem na aplicação de multas.
Agora a empresa diz que “tem previsto a sua reabilitação, de modo a ficarem operacionais, no orçamento de 2017”.
De acordo com a IP, atualmente, a A20 “tem instalado um sistema de deteção e controlo de velocidade, constituído por quatro pórticos, equipados com «sinais ocultos» e cinemómetros”.
“O sistema visa a dissuasão da circulação em excesso de velocidade, alertando os condutores quando excedem o limite de velocidade legal”, esclarece.
A IP disse ainda que aqueles quatro radares “não vão ser integrados no Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR)”, uma rede de 50 cabinas que, até janeiro, vão receber 30 radares móveis em 26 vias do país.
Em fevereiro de 2015, a EP – Estradas de Portugal (entidade que, entretanto, passou a integrar a IP) revelou que o excesso de velocidade na VCI, detetado e assinalado em quatro pórticos, não era penalizado.
A EP referiu na altura que a ativação do Sistema de Deteção e Aviso de Excesso de Velocidade da VCI no fim de 2013 correspondeu a um “notório decréscimo das velocidades” nos troços abrangidos pelos equipamentos.

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