Revista Sabe Bem 63

INESC TEC vai desenvolver robô industrial que colabora com humanos

INESC TEC vai desenvolver robô industrial que colabora com humanos
ColRobot (Collaborative Robotics for Assembly and Kitting in Smart Manufacturing) é o nome do projeto europeu que vai colocar robôs e humanos a trabalhar lado a lado na indústria. O INESC TEC é o único parceiro português do projeto que é liderado pela École Nacionale Superieure d’Arts et Metiers (França).
Procurando tirar partido das capacidades cognitivas (humanos) e de execução de tarefas repetitivas (robôs), o ColRobot combina tecnologia de ponta desenvolvida na Europa e requisitos do utilizador para processos de montagem por forma a criar um sistema integrado de robótica de colaboração, onde um manipulador móvel age como uma “terceira mão”, entregando kits, ferramentas, peças, ou segurando peças de trabalho enquanto o operador executa tarefas. Os humanos irão interagir com os robôs ColRobot, cognitiva e fisicamente, utilizando gestos, ordens e demonstrações.
Os robôs serão capazes de navegar pela fábrica de forma autónoma e vão ser utilizados em ambiente real na indústria automóvel e aeroespacial.
O projeto inclui parceiros de cinco países da União Europeia: Centre d’Innovation des Technologies sans Contact EuraRFID (CITC-EuraRFID), AKEO PLUS, RENAULT SAS (França) e Thales Alenia Space (todos da França), Universidade de Coimbra (Portugal), Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (Itália), Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der angewandten Forschung EV (Alemanha), Asociación De Investigación Metalúrgica Del Noroeste e Technaid SL (ambos da Espanha).
O ColRobot conta com um orçamento de mais de quatro milhões de euros, financiados no âmbito do programa H2020.

(Eunice Oliveira){jcomments on}

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/gastronomia-dos-acores-e-madeira-na-sabe-bem-de-outono/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240921-ta5&utm_campaign=sabebem63

Viva! no Instagram. Siga-nos.