RECHEIO 50 ANOS

INESC TEC cria aplicação para ajudar a poupar energia

INESC TEC cria aplicação para ajudar a poupar energia

ECOplay, assim se designa a aplicação móvel desenvolvida por investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, e que vai ajudar os portugueses a alterar hábitos de consumo e poupar energia.

Através de vídeos informativos sobre iluminação, aquecimento e eletrodomésticos, a aplicação pretende “ajudar os portugueses a alterar pequenos hábitos diários que podem fazer a diferença do ponto de vista financeiro e ambiental”.

A aplicação permite “aprender um pouco mais sobre eficiência energética de uma forma lúdica, ao mesmo tempo que incentiva os utilizadores a pouparem mais energia no seu dia-a-dia”, explica Filipe Joel Soares, investigador responsável pelo projeto.

“Numa altura em que muitas famílias portuguesas se encontram a trabalhar a partir de casa, a alteração de hábitos reflete-se naturalmente nas contas de energia”, nota o responsável. Além disso, a poupança energética contribui para “travar as alterações climáticas”, ao reduzir o consumo de combustíveis fosseis e minimizar as emissões de CO2.

A aplicação inclui também questionários relacionados com tomadas de decisão do dia a dia, bem como uma série de seis episódios de ficção científica em que a crise ambiental é o tema central.

Segundo explica a PC Guia, as respostas certas valem pontos e distintivos (medalhas de ouro, prata e bronze) que contam para um ranking global de utilizadores, sendo que ao longo da utilização da aplicação, o utilizador recebe ainda notificações que estimulam a adoção de comportamentos mais sustentáveis.

A ECOplay já está disponível gratuitamente para telemóveis com o sistema operativo iOS e Android, em seis países – Portugal, Alemanha, Espanha, Holanda, Suíça e Dinamarca.

A aplicação foi desenvolvida no âmbito do projeto europeu “FEEdBACk”, que tem como objetivo desenvolver e testar novas tecnologias ligadas à área da energia e aplicá-las com o intuito de promover a eficiência energética através da mudança de comportamentos.

Liderado pelo INESC TEC, o projeto conta com a participação de oito instituições de sete países e termina em abril de 2021.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem