Recheio 2023

INESC TEC assina parceria internacional para a exploração espacial

INESC TEC assina parceria internacional para a exploração espacial

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) acaba de assinar um Memorando de Entendimento (MoU) com o International Institute of Astronautical Sciences (IIAS), para uma parceria que visa diferentes áreas de intervenção no âmbito da exploração espacial, nomeadamente ciência, tecnologia, engenharia, matemática, educação e investigação espacial.

O memorando engloba mais três entidades parcerias de Portugal – a Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). O objetivo é “promover o acesso equitativo e inclusivo a oportunidades inovadoras de colaboração e de investigação”.

“As nossas atividades científicas e de exploração espacial, desde a geologia planetária até às missões de voo em microgravidade, são uma oportunidade única para aumentar o conhecimento, e juntos seremos capazes de abrir inúmeras portas, para que toda a gente possa fazer parte da exploração espacial, com vista a um futuro mais sustentável”, salientou Jason Reimuller, fundador do IIAS.

De acordo com a informação avançada, as equipas envolvidas vão trabalhar conjuntamente em diferentes atividades a nível internacional, de forma a promover avanços em áreas como geociências, robótica, bioastronáutica e ciência suborbital.

O acordo, lê-se, visa ainda o desenvolvimento de projetos de investigação colaborativos, facilitando, assim, o “acesso a instalações de topo, a formação, bem como o contacto com especialistas, com vista a disseminar os mais importantes avanços e descobertas”.

Para João Claro, presidente da comissão executiva do INESC TEC, o memorando celebrado vai “reforçar o nosso contributo para o avanço da inovação, educação, e cultura espaciais, nomeadamente nas áreas da robótica, geotecnologias, sensores, STEM, outreach, etc., em parceria com os nossos parceiros estratégicos”.

“Temos grandes expectativas e estamos bastante focados neste memorando, e nesta nova era de exploração espacial. As parcerias, alicerçadas em importantes competências a nível espacial, serão essenciais para alavancar novos desafios e oportunidades para a nossa instituição, e para o país”, acrescentou.

De referir que este é o primeiro memorando de entendimento assinado no âmbito do Space For All Nations, uma iniciativa do IIAS, onde os investigadores do INESC TEC Rui Moura e Ana Pires são, respetivamente, o papel de “chair” e “co-chair” do programa.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem