PUB
Santander3

IndieJúnior regressa em 2023 e muda-se para o Batalha

IndieJúnior regressa em 2023 e muda-se para o Batalha

De regresso no início do próximo ano, o IndieJúnior Porto muda-se para o recém-aberto Batalha Centro de Cinema para a sua sétima edição. O Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto acontece entre 23 e 29 de janeiro sob o tema central «Mar».

Em parceria com o projeto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, o evento volta a apresentar uma vasta programação de cinema, oficinas e outras atividades destinadas a crianças, jovens e famílias.

Assim, a 29 de janeiro pelas 16h15 em formato de cine-concerto irão ser exibidos cinco filmes sobre o mar e as suas gentes: «Conservas de Atum» (Castello Branco Mello); «De Sol a Sol» (Adolfo Quaresma), «O Naufrágio do Veronese» (Invicta Filmes), «Pesca do Bacalhau» (Filmes Samnael) e «Vinho do Porto» (Adriano Ramos Pinto).

Com sessões para várias idades – maiores de 3, 6, 10, 12 e 15 anos – irão ser abordados vários temas, destacando-se “o lugar da natureza e dos animais e das alterações climáticas”, bem como “o aborto ou as relações familiares em situação de pobreza”, é revelado em comunicado.

No que toca às oficinas a primeira, «Vamos Imaginar uma Cidade Sustentável?», acontece a 26 de janeiro, às 14h e 18h, na Galeria da Biodiversidade. Nesta atividade a “flora do Jardim Botânico serve como ponto de partida para uma brincadeira lúdica em torno da vida natural das cidades”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Já no dia 29, pelas 10h30, no Museu Nacional Soares dos Reis, terá lugar a oficina «Animação de Recortes», que irá “permitir compreender e experimentar um dos processos de animação de imagens”.

No Coliseu Porto, o IndieJúnior 2023 voltará a promover sessões de cinema de colo, para crianças com idades inferiores a 3 anos, com uma novidade: haverá também uma oficina para famílias com crianças entre 1 e 2 anos, onde se brinca com água, cor, som e outros elementos sensoriais.

De salientar ainda que esta sétima edição contará com a apresentação de com quatro filmes portugueses, acompanhados por conversas entre os realizadores e os espectadores. São eles: «Ice Merchants», de João Gonzalez, «O Homem do Lixo», de Laura Gonçalves, «O Casaco Rosa», de Mónica Santos e «O Conto da Raposa», de Alexandra Allen.

Foto: Arquivo

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3