É tão bom comer assim PD

IndieJúnior regressa em 2023 e muda-se para o Batalha

IndieJúnior regressa em 2023 e muda-se para o Batalha

De regresso no início do próximo ano, o IndieJúnior Porto muda-se para o recém-aberto Batalha Centro de Cinema para a sua sétima edição. O Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto acontece entre 23 e 29 de janeiro sob o tema central «Mar».

Em parceria com o projeto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, o evento volta a apresentar uma vasta programação de cinema, oficinas e outras atividades destinadas a crianças, jovens e famílias.

Assim, a 29 de janeiro pelas 16h15 em formato de cine-concerto irão ser exibidos cinco filmes sobre o mar e as suas gentes: «Conservas de Atum» (Castello Branco Mello); «De Sol a Sol» (Adolfo Quaresma), «O Naufrágio do Veronese» (Invicta Filmes), «Pesca do Bacalhau» (Filmes Samnael) e «Vinho do Porto» (Adriano Ramos Pinto).

Com sessões para várias idades – maiores de 3, 6, 10, 12 e 15 anos – irão ser abordados vários temas, destacando-se “o lugar da natureza e dos animais e das alterações climáticas”, bem como “o aborto ou as relações familiares em situação de pobreza”, é revelado em comunicado.

No que toca às oficinas a primeira, «Vamos Imaginar uma Cidade Sustentável?», acontece a 26 de janeiro, às 14h e 18h, na Galeria da Biodiversidade. Nesta atividade a “flora do Jardim Botânico serve como ponto de partida para uma brincadeira lúdica em torno da vida natural das cidades”.

Já no dia 29, pelas 10h30, no Museu Nacional Soares dos Reis, terá lugar a oficina «Animação de Recortes», que irá “permitir compreender e experimentar um dos processos de animação de imagens”.

No Coliseu Porto, o IndieJúnior 2023 voltará a promover sessões de cinema de colo, para crianças com idades inferiores a 3 anos, com uma novidade: haverá também uma oficina para famílias com crianças entre 1 e 2 anos, onde se brinca com água, cor, som e outros elementos sensoriais.

De salientar ainda que esta sétima edição contará com a apresentação de com quatro filmes portugueses, acompanhados por conversas entre os realizadores e os espectadores. São eles: «Ice Merchants», de João Gonzalez, «O Homem do Lixo», de Laura Gonçalves, «O Casaco Rosa», de Mónica Santos e «O Conto da Raposa», de Alexandra Allen.

Foto: Arquivo

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem