Durante a reunião de análise e avaliação da situação epidemiológica em Portugal, realizada esta segunda-feira no Infarmed, ficou a saber-se que o país apresenta o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 “mais baixo da Europa”.
A informação foi avançada pelo investigador Baltazar Nunes, que revelou que o índice de 0,74 continua a ser o mais baixo da Europa, “com uma incidência já perto dos 120 [novos casos] por 100 mil habitantes”.
De acordo com o epidemiologista, a tendência de decréscimo tem, contudo, “vindo a desacelerar”. “O índice de transmissibilidade está abaixo de 1 em todo o continente, mas superior a 1 nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores”, alertou.
Os dados apontam para um índice de transmissibilidade de 0,75 na região Norte e no Algarve, um valor superior ao registado no Alentejo (0,72), Lisboa e Vale do Tejo (0,70) e na região Centro (0,68).
Os Açores apresentam um Rt de 1,14 e a Madeira de 1,24.
A propósito da incidência de novos casos nos diferentes grupos etários, Baltazar Nunes referiu que a comparação entre a primeira e segunda quinzena de fevereiro apontam para “uma redução mais acentuada da incidência entre os 20 e os 50 anos e na população com mais de 80 anos, onde se observa o decréscimo mais acentuado”.
As projeções da incidência para este mês mantêm-se com uma incidência inferior a 120 casos por 100 mil habitantes na primeira quinzena e inferior a 60 na segunda quinzena.
Recorde-se que Portugal registou, até ao momento, 810.094 casos de infeção por covid-19 e 16.540 óbitos.