PUB
CIN - Branco Perfeito

Incrível! O famoso jornal americano “The New York Times” escreveu um artigo sobre o Porto

Incrível! O famoso jornal americano

Hoje em dia, falar no Porto é falar numa cidade que se destaca pela sua inovação e criatividade, capaz de oferecer várias opções turísticas de interesse, que ganham destaque tanto a nível nacional quanto internacional. O charme da cidade do Porto não passa despercebido e, mais uma vez, recebe elogios de um dos jornais mais famosos no mundo: o “The New York Times”. 

O conhecido jornal norte-americano reconhece e elogia a diversidade cultural, comercial e de lazer da cidade, traçando um itinerário que inclui várias atrações no Porto, como sugestões de restaurantes, opções de hotelaria e muito mais. Trata-se de um roteiro bastante diverso, que vai desde os melhores restaurantes de marisco até aos estúdios de cerâmica.

O artigo foi escrito por Sara Clemence e contou com ilustrações de Richard Pedaline. Chama-se “O que ver, comer e comprar no Porto, o hub criativo de Portugal”, sendo que o mesmo destaca que “em pouco tempo, a segunda maior cidade de Portugal passou de uma cidade tranquila e industrial para um agitado centro criativo. Está repleto de lojas tradicionais e restaurantes sofisticados” (via Porto Canal).

Num texto que tanto fala da atualidade portuense como daquele que é o passado histórico da cidade que deu nome a Portugal, é possível ler-se, tal como cita a mesma fonte de informação, que “a povoação às margens do rio Douro, perto do Oceano Atlântico, tornou-se um importante porto para os romanos, que a apelidaram de Portus Cale. Os séculos trouxeram outros conquistadores, incluindo os visigodos, os espanhóis, os mouros e os franceses”, o que fez da Invicta uma cidade que agrega vários estilos de arquitetura.

Outro grande destaque vai para o centro histórico da cidade, que “é um conjunto de edifícios medievais, barrocos, góticos e neoclássicos, muitos deles com uma linha de granito local que continua até aos dias de hoje”. A autora enaltece, ainda, o facto do Porto “[estar] no coração industrial do país; sapatos, chapéus, têxteis, cortiça, mobiliário e cerâmica são todos fabricados na zona envolvente”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Nesta espécie de ode à cidade do Porto, Sara Clemence não deixa de fazer menção ao importante papel do Museu da Arte Contemporânea de Serralves, que foi inaugurado em 1999, como uma enorme referência artística neste mesmo setor.

No decorrer do artigo, vão sendo mencionados pontos específicos do Porto, especialmente destinados a turistas, que são considerados imperdíveis para quem nos visita. Em termos de hotelaria, são destacadas sítios como, por exemplo, o Le Monumental Palace, o “M.Ou.Co”, o Rosa Et Al Townhouse, devido à oferta dos próprios espaços em si, quer a nível cultural quer a nível gastronómico.

E por falar em gastronomia, o que não falta são sugestões de onde comer bem na Invicta, sendo que uma delas é, por exemplo, a Cervejaria Gazela, que chegou a sair no Roteiro Gastronómico da VIVA. Uma outra análise é feita à Rua do Almada, enquanto sítio ideal para explorar.

Tal como escreve o The New York Times, “a Rua do Almada, repleta de lojas especializadas, é uma boa rua para explorar. Gosto muito de ir à Casa Januário, onde vendem formas de bolo estilo vintage, formas de pastelaria e pastelaria portuguesa”.

Posto isto, mais uma distinção internacional do Porto, que continua a crescer a olhos vistos. Recorde-se, por exemplo, que venceu, em novembro de 2022, o prémio de Melhor Destino de Cidade do Mundo, na cerimónia dos World Travel Awards, em Omã.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer