PUB
Philips S9000

Inclusão: Projeto de dança junta deficientes e sem abrigo em Valongo

Inclusão: Projeto de dança junta deficientes e sem abrigo em Valongo

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Há um projeto que pretende iluminar a vida de sem abrigo e pessoas portadoras de deficiência, através da dança. A iniciativa integra-se na dinâmica da Liga para a Inclusão Social, uma “plataforma informal”, avança o Porto 24, que junta cerca de 30 instituições do Grande Porto e apoia anualmente mais de 200 pessoas, e da qual a ADICE faz parte através da sua Comunidade de Inserção, uma valência dedicada à deficiência que completa este ano 10 anos.

“Será trabalhada a autoestima. O objetivo é capacitar os participantes de forma a melhor se integrarem na sociedade. A dança faz com que as pessoas contactem com o seu corpo, percebam o que são e o que podem fazer, dá-lhes visibilidade, motivação”, descreveu à Agência Lusa a diretora técnica da Comunidade de Inserção, Dora Martins.
Uma vez que a Liga para a Inclusão Social junta várias instituições, neste projeto poderão vir a interagir, por exemplo, jovens com deficiência e pessoas em situação de sem-abrigo, entre outras realidades.
A Santa Casa de Misericórdia da Maia ou os Albergues Noturnos do Porto, bem como o Centro de Atividades Ocupacionais de Alfena, Valongo, são exemplos de instituições que já manifestaram vontade de conhecer o projeto.
As sessões serão semanais e decorrerão nas instalações da Comunidade de Inserção da ADICE, em Valongo, distrito do Porto. A diretora técnica adiantou que inicialmente serão trabalhados sons latinos, partindo para aspetos mais complexos quando o grupo se conhecer melhor.
Os utentes têm multideficiência, trissomia 21, debilidades mentais ao nível do desenvolvimento, esquizofrenia, entre outras patologias. Em primeira instância o objetivo é a integração social e idealmente a profissional.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile