PUB
Philips S9000

Imaginarius’ 16

Imaginarius’ 16
Maior festival de artes de rua do país está de volta à Feira

Sob o lema “Simplicity is the ultimate sophistication”, de Leonardo Da Vinci, as ruas de Santa Maria da Feira vão ser apresentadas como palco principal, aberto à criatividade e à surpresa, para mais uma edição do Festival Internacional de Teatro de Rua – Imaginarius, que decorrerá entre os próximos dias 20 e 21 de maio.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A 16ª edição do Festival vai transformar, num ambiente artístico, o Centro Histórico da cidade, apostando na diferença e na experiência, fruto de uma mescla criativa em desenvolvimento. Esta edição representa uma oportunidade única de criação artística para os agentes criativos nacionais, com projetos inovadores, sustentados nos cruzamentos multidisciplinares experimentais, capazes de gerar valor pela sua difusão nacional e internacional.
A aposta na internacionalização do Imaginarius também está presente, alargando assim o horizonte das artes de rua e os espetáculos que poderão ser vistos pelo público.
2009-odin-teatret-02A edição deste ano do festival de rua vai contar com a participação de mais de três centenas de artistas oriundos de 16 países diferentes, tais como Alemanha, Bélgica, Brasil, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, México, Portugal, Sérvia e Taiwan. Esta grande diversidade de culturas presentes vão permitir a apresentação de 42 espetáculos e intervenções artísticas, protagonizados por 47 companhias e projetos artísticos.
Ao longo dos dois dias do Festival Internaional vão decorrer 181 apresentações que, no total, vão perfazer mais de 170 horas de atuação, durante 12 horas diárias de programação contínua.
Esta edição do Imaginarius reflete uma aposta vincada na produção artística, com nove criações em coprodução com o festival em destaque num programa alargado em estreias para o público: 16 estreias absolutas e 22 estreias nacionais.
O programa inclui, também, cinco workshops, projetos de serviço educativo, atividades específicas para profissionais do setor cultural e criativo e um conjunto de serviços complementares e de acolhimento para o público, com destaque para o renovado espaço de gastronomia criativa e o Mercado Imaginarius que, este ano, recebe a visita do Urban Market by Portugal Lovers.
2010-compagnie-des-quidamsA programação oficial da 16ª edição do Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira volta a dividir-se em três secções que se contextualizam em 3 diferentes tipo de público alvo.
Às companhias convidadas a criar ou a apresentar os seus projetos nas ruas da Feira junta-se a seleção Imaginarius Infantil, dirigida a um público entre os 3 e os 12 anos – focando experiências e atividades diferenciadoras capazes de complementar a oferta familiar do festival e reforçar os conceitos de educação pela arte – e o concurso internacional de criações de artistas emergentes Mais Imaginarius, que possibilita aos artistas em início de carreira um espaço para apresentação dos seus projetos perante o grande público e um júri internacional de especialistas.
2016 é o ano em que o Imaginarius se apresenta, ainda mais, como um festival atual e sensível, com o seu eixo central de programação em representações da criatividade dos grandes génios da História da Humanidade. Leonardo Da Vinci, Joan Miró, Ludwig van Beethoven ou Wolfgang Amadeus Mozart são apenas alguns exemplos de criadores e compositores clássicos que vão servir de inspiração às representações mais contemporâneas presentes no programa.
A histórica companhia francesa Plasticiens Volants vai apresentar, em Santa Maria da Feira, a estreia mundial da sua nova criação “Da Vinci, Volare!”, um formato de rua que transforma em realidade os esboços de máquinas voadoras de Da Vinci, prometendo conquistar os céus de uma forma mágica e surpreendente.
imaginarius2015_0231O formato VERTICO, das companhias feirenses Décadas de Sonho e Persona, e o inovador MUTE, que junta a banda nacional Noiserv ao Ballet Contemporâneo do Norte, integrando performers com limitações auditivas da EREBAS Feira, são dois projetos em destaque num programa de criações que inclui, ainda, novos espetáculos das companhias locais Cão à Chuva, Projeto EZ e Teatro em Caixa, a estreia de Navio de Espelhos, que completa o programa de criação com a companhia ARTELIER?, formada em 2015, a estreia de um novo projeto comunitário com a Orquestra Criativa e a primeira apresentação de um projeto de criação em residência da nova companhia alemã A Barrel of Monkeys Company.
Os espaços públicos da cidade serão, ainda, invadidos pelo projeto Reclamar a Cidade, uma intervenção urbana do Micro Atelier de Arquitetura e Arte que, foi selecionado como finalista do Arte Laguna Prize, em Veneza, e que terá estreia no Imaginarius.
O programa de criações e residências completa-se com “Mira, Miró. Mirando!”, uma criação original do Teatro Art’Imagem para o público familiar e que será o destaque da programação do Imaginarius Infantil.
Na apresentação da programação do Festival Internacional, Bruno Costa, diretor da iniciativa, garantiu que este “vai ser um festival sensível, de emoções, que durante dois dias volta a ocupar o centro histórico de Santa Maria da Feira para transformar o espaço público da cidade de formas completamente diferentes, multidisciplinares”.

Texto: Raquel Andrade Bastos

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2