PUB
Santander3

IGetaJob@Lionesa 2013

IGetaJob@Lionesa 2013

IGetaJob@Lionesa 2013 com 70 vagas de trabalho disponíveis

É um projeto que pretende chamar a atenção dos jovens que perdem dias e dias a enviar candidaturas de emprego sem sucesso, facilitando-lhes o contacto com empresas do Grande Porto para que possam integrar o mercado de trabalho. A segunda edição do IGetaJob@Lionesa já arrancou e tem, este ano, 70 vagas de emprego para preencher. O desafio, lançado pelo Centro Empresarial Lionesa (CEL) em colaboração com a Life Training Academy, estende-se a jovens, adultos e profissionais portadores de deficiência. A vertente da formação é outro aspeto contemplado na iniciativa.

«Como grupo empresarial preocupado com as questões ligadas à responsabilidade social, nomeadamente no que respeita ao elevado índice de desemprego jovem no Grande Porto, o CEL decidiu lançar um projeto nacional que incorporasse, por um lado, a vertente de angariação de estágios e oportunidades de emprego e, por outro, o apoio aos jovens licenciados e desempregados em geral, na procura de emprego, através da promoção de ações de formação direcionadas para os comportamentos em entrevistas, criatividade e empreendedorismo», explicou Viviana Cardoso, da organização.

O IGetaJob visa, assim, dar o seu contributo para minimizar o impacto do desemprego no Grande Porto. «Ao mesmo tempo, e sabendo que não há oportunidades de estágio/emprego para todos os interessados, o CEL, em conjunto com a Life Training, aposta no apoio à entrada no mercado de trabalho», acrescentou. Numa fase em que o país reflete o complicado momento de crise que atravessa, a iniciativa da Lionesa expandiu a sua oferta, ao abrigo de diferentes programas de apoio ao emprego dinamizados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, dirigidos aos jovens à procura do primeiro emprego, adultos em idade ativa e profissionais portadores de deficiência. Estágios Profissionais, Medida Estímulo 2013, Reembolso TSU e Apoio à qualificação pessoas c/ deficiência e incapacidades são algumas das modalidades integradas no projeto. «Estas medidas beneficiam, por um lado, os desempregados à procura de colocação e, por outro, as próprias empresas, através dos apoios estatais à contratação», esclareceu a responsável.

igetajob_1_ed.2012Projeto com três fases

Assim, num primeiro momento, a equipa do projeto angariou oportunidades de trabalho junto das empresas instaladas no grupo composto pelo Centro Empresarial Lionesa, Centro Empresarial Ponte da Pedra e Centro Empresarial AAA. Ao mesmo tempo, visitou várias instituições de ensino superior da região, escolas profissionais e a delegação do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Matosinhos, com o intuito de apresentar o IGetaJob a eventuais interessados.

Após o envio das candidaturas (para [email protected]), os selecionados vão ser chamados ao CEL, a 11 de novembro, para uma pequena apresentação durante a qual explicarão «o que estão dispostos a fazer por um trabalho». Nesse mesmo dia vão receber um número identificativo e participar numa ação formativa de preparação para futuras entrevistas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Mais tarde, a 28, os escolhidos voltam à Lionesa, com o respetivo número entregue na segunda etapa, para se encontrarem com as empresas. «O número atribuído vai permitir que os candidatos permaneçam anónimos, podendo ser abordados informalmente pelo potencial empregador sem o ‘peso’ de uma habitual entrevista de trabalho. Nesta última fase, haverá ainda espaço para mais uma formação promovida pela Life Training Academy sobre as melhores técnicas para conquistar um empregador», esclareceu Viviana Cardoso.

Criatividade e espírito inovador são os aspetos mais valorizados

As 70 vagas de emprego que o IGetaJob vai disponibilizar são de diversas áreas de negócio: contabilidade, marketing e relações públicas, engenharia, gestão, recursos humanos e secretariado, entre outras. «No total são 16 as empresas a recrutar, entre as quais estão a Hilti, Li&Fung, Connor, Life Training, Osfone, Nacex, Mediana, Itaú e Qtec», informou, realçando que as características mais apreciadas nos candidatos serão a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor.

igetajob_3_ed.2012Mais de 300 candidaturas em 2012

De acordo com a responsável, na primeira edição do projeto – na qual foram atribuídos 25 postos de trabalho – registou-se o envio de mais de 300 candidaturas. «O primeiro IGetaJob teve uma adesão surpreendente. Em tempo de crise económica, as empresas, quer dos Centros Empresariais, quer de fora, mostraram-se muito recetivas ao projeto e aliciadas pelo facto de poderem recrutar jovens qualificados em busca de uma oportunidade», notou, sublinhando que também da parte dos jovens licenciados e finalistas do ensino superior a resposta foi animadora.

O crescente interesse das empresas pela iniciativa refletiu-se, segundo Viviana Cardoso, «no aumento do número de ofertas» para 2013. «A experiência positiva da primeira edição do IGetaJob transmitiu muita confiança às empresas, que repetiram a participação, e mesmo a outras novas do Centro Empresarial e de fora, o que permitiu aumentar os lugares disponíveis», concluiu.

Texto: Mariana Albuquerque  |  Fotos: IGetaJob 2012

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2