PUB
Junta da Galiza

Ideias para decoração de área externa

Ideias para decoração de área externa

Para decorar uma área externa charmosa, convidativa e funcional, onde possamos desfrutar de momentos relaxantes e divertidos – seja na nossa própria companhia, tomando um tempo para nós, seja com amigos ou com familiares – é importante ter criatividade.

Contudo, para ativar e expandir essa criatividade, vale a pena consultar algumas dicas, ideias e referências de decoração. Assim, fica mais fácil decidir por onde começar: pelas mesas de jardim plástico? Pelas plantas e peças ornamentais? Pela vedação jardim? Ou pela iluminação? Neste texto, separamos os principais itens da decoração de áreas externas para você levar em consideração.

Móveis. São considerados os elementos-chave na decoração. É importante que sejam confortáveis e resistentes, afinal, ficarão expostos às intempéries.

As mesas e assentos podem ser de diferentes materiais: plástico, madeira, vime, alumínio ou palhas sintéticas. Já o formato da mesa – retangular, redonda, quadrada ou oval – depende do formato do seu espaço. Existem modelos de mesa de piquenique, que já incorporam os bancos, bem como opções dobráveis e extensíveis.

Se o tamanho da área externa for reduzido, você pode optar por mesinhas de centro, de apoio, mesas bistrô, mesas suspensas ou mesas de bar, que ocupam menos espaço. As mesas de palete, por sua vez, além de serem uma alternativa sustentável e econômica, conferem um ar rústico ao ambiente. Já os futons e almofadas aumentam a sensação de conforto.

Vedação.  Para a vedação do jardim, também há inúmeras opções: cercas de aço, de madeira, de caniço, de arame, em treliça, redes de malha, painéis de bambu, estacas de madeira. O importante é que o modelo da cerca dialogue de forma harmoniosa com os móveis e outras peças do jardim.

Cultivos. Para muitas pessoas, o “toque verde” é indispensável na área externa. É ali que, de alguma forma, entramos em contato com a natureza.

Você pode criar um jardim vertical, com combinações de folhagens e flores ou mesmo com uma única planta. Para espaços menores, aposte em composições de vasinhos minimalistas; nos maiores, use vasos grandes, painéis e prateleiras. Floreiras articuladas e cachepôs são infalíveis para dar mais charme ao jardim.

Caso você disponha de um espaço mais generoso, pense seriamente em investir em uma horta. Isso permitirá que você tenha sempre à disposição temperos e hortaliças fresquinhas para preparar saborosas receitas para suas visitas.

Iluminação. A iluminação externa valoriza o espaço à noite e aumenta a sensação de segurança. Algumas ideias são os cordões de luz, os varais de lâmpadas, as lanternas, as tochas, os postes e as arandelas. Você pode criar efeitos diferenciados, com jogos de luzes diretas e indiretas.

Enfeites. Se você não quer que sua área externa se resuma a plantas e canteiros verdes, pode deixá-la mais aconchegante e esteticamente agradável com enfeites de jardim, como casas de pássaros, porta-velas, pergolados, cataventos, quadros e peças de cerâmicas. As fontes decorativas, em particular, trazem também o som relaxante da água, embelezando e aumentando a umidade do ambiente.

Por fim, se possível, é interessante que o estilo da área externa acompanhe o estilo de decoração da casa como um todo.

Artigo patrocinado

PUB
PD-Bairro Feliz